Ação que visa conscientizar a população ribeirinha sobre a crise hídrica acontece em Petrolina

A iniciativa será realizada simultaneamente em seis cidades de Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais e Sergipe
reuniao hidrica

O Rio São Francisco, que percorre seis estados brasileiros, inclusive Pernambuco, enfrenta a maior crise hídrica das últimas décadas. O alerta foi feito pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, órgão colegiado que faz a gestão participativa dos recursos da bacia. A seca prolongada no Nordeste foi apontada como principal causa do problema.

Para envolver as populações dos municípios banhados pelo “rio da integração” no enfrentamento à crise, o comitê lançou, nesta quarta-feira, a segunda edição da campanha anual “Eu viro carranca para defender o Velho Chico”. As atividades educativas serão realizadas no próximo dia 3, quando se comemora o Dia Nacional em Defesa do Velho Chico.

As ações – que incluem exposições, barqueatas (“passeata” com barcos) e debates – acontecerão em seis cidades de Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais e Sergipe. No estado, a programação será realizada em Petrolina, no Sertão. “Esperamos levar a voz da população ribeirinha para toda a sociedade por meio dessa campanha, apontando os problemas do rio e cobrando atenção (do poder público) ao São Francisco”, afirmou o secretário-geral do comitê, Maciel Oliveira.

Três embarcações vão levar a população ribeirinha de Petrolina ao Rio São Francisco no dia da campanha. O objetivo é conscientizar a cidade sobre a necessidade do uso consciente dos recursos hídricos, como o reaproveitamento de água de chuva e uso reduzido da água que chega às casas. “Esta crise que estamos enfrentando chega a ser pior que uma das mais graves, de 2001, pois houve conscientização com racionamento naquele ano. Agora, precisamos enfrentar anos de seca sem uma preparação prévia para a convivência”, destacou o presidente do comitê, Anivaldo Miranda.

Fonte: Diário de Pernambuco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *