Aeroporto de Petrolina completará 36 anos de operação no próximo sábado

O Aeroporto Senador Nilo Coelho, da cidade de Petrolina, completa no próximo sábado (28) 36 anos de funcionamento, sendo o mais antigo do interior de Pernambuco.

A pista fica localizada a 12 km do centro da cidade e já possui estrutura para receber cargueiros de grande porte para levar para a Europa e os Estados Unidos frutas frescas produzidas na região do São Francisco.

A melhoria das condições da pista foi fruto de uma ação do senador Fernando Bezerra Coelho(PMDB) junto ao Ministério dos Transportes e à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Entre janeiro e agosto deste ano, foram exportadas 1.738 toneladas de cargas, o que representa um crescimento de 31% em relação ao mesmo período de 2016.

As frutas mais exportadas são manga, uva e mamão, o que torna o vale do São Francisco o maior exportador do Brasil dessas duas frutas, que são altamente apreciadas pelos europeus.

Há cerca de um ano à frente da administração do terminal, o superintendente Moysés Barbosa afirma que o crescimento da taxa de exportação resultou de um trabalho conjunto entre funcionários e concessionários.

O terminal recebeu neste ano a certificação operacional da Agência Nacional de Aviação Civil, atestando sua capacidade operacional de acordo com as normas de segurança estabelecidas pelo órgão.

Após a certificação da ANAC, pousou pela primeira vez no Aeroporto uma aeronave cargueira B747-8F com capacidade para transportar até 136 toneladas.

Proveniente de Luxemburgo e com destino a Acra, capital de Gana (África), a operação extra, da empresa aérea Cargolux, atendeu à demanda da exportação de mangas.

A área total do sítio aeroportuário é de 4 milhões de metros quadrados, incluindo a pista com 3.250m x 45m e estacionamento com 70 vagas fixas e 300 provisórias.

O terminal funciona durante 24 horas e tem uma média diária de seis pousos e decolagens de três companhias aéreas – Avianca, Azul e GOL – com destino a Campinas (SP), Guarulhos (SP), Recife (PE) e Salvador (BA).

De janeiro a setembro deste ano, passaram pelo Aeroporto 363.309 pessoas – incluindo embarques e desembarques, um aumento de mais de 10% em relação ao mesmo período do ano passado.

O terminal foi construído pela prefeitura com o intuito de apoiar o Correio Aéreo Nacional, que em fevereiro de 1933 fez sua primeira aterrissagem no local..

Porém, em virtude do crescimento da cidade, um novo projeto foi elaborado em 1974 pelo II Comar (Comando Aéreo Regional), que culminou com a construção de um novo Aeroporto em 1981 controlado pela Infraero.

Em 2002 ganhou o nome de “Senador Nilo Coelho” em homenagem a um ilustre filho da terra, que foi secretário estadual da Fazenda, deputado estadual e federal, 1º secretário da Câmara dos Deputados, governador e senador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *