Afinal, a Petrobras tem dinheiro ou não?

Carlos Newton

Nessa interminável discussão sobre o leilão do Campo de Libra, muitas coisa ficou no ar. Aqui no Blog da Tribuna, é interessantíssimo acompanhar as intervenções de quem apoia o leilão, como Flávio José Bortolotto e Wagner Pires, e de quem contesta a necessidade, como Helio Fernandes e Carlos Lessa.

Os argumentos de ambas as partes são tão procedentes e importantes que a gente entra na mesma dúvida do personagem El Cid, na imortal peça de Molière, ou de Hamlet, na obra de Shakespeare, pois também ficamos sem saber o que fazer ou o que pensar.

Para complicar ainda mais a polêmica, há agora o pagamento de 6 bilhões de reais ao Tesouro Nacional, feito pela Petrobras, e a presidente Graça Foster declarou que a empresa não tem problemas para desembolsar. Mas a Petrobras estava ou não com problemas financeiros? Então, quem abastecia a imprensa com notícias aterrorizantes sobre a empresa, que derrubavam suas ações em Bolsa?

O comentarista Guilherme Almeida garante que, com a administração petista, a Petrobras passou a ser a Empresa mais endividada do mundo, segundo um relatório do Bank of America.

Sem saber muito do instigante tema e apenas raciocinando em voz alta, penso que R$ 6 bilhões é um bocado de dinheiro e daria para perfurar um monte de poços de petróleo. Assim, se a Petrobras tinha essa disponibilidade financeira, por que houve necessidade de fazer o leilão? Por que precisa de parcerias?

Extraído do Tribuna da Imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *