Águas do São Francisco avançam em direção ao Ceará

“Estamos liberando água do rio São Francisco em direção às cidades de Salgueiro (PE), Terra Nova (PE) e Cabrobó (PE), cumprindo nossa obrigação de fazer com que o sonho de milhares de pessoas se transforme em realidade”.

Foram palavras do ainda ministro da Integração, Helder Barbalho, após abertura das comportas do reservatório Serra do Livramento, do Eixo Norte da transposição do rio São Francisco, na cidade de Cabrobó (PE).

Com isto, o “velho Chico” vai percorrer os canais em direção aos Estados do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Em Pernambuco, cerca de 9 mil pessoas da cidade de Terra Nova já irão receber água em suas residências nos próximos dias.

A água do rio atingirá mais da metade do primeiro trecho (1N) do Eixo Norte, chegando a 80 quilômetros. Este trajeto é iniciado na captação do manancial, em Cabrobó (PE), e segue até a terceira e última estação de bombeamento na cidade de Salgueiro (PE).

Ao todo, a meta 1N tem 140 quilômetros de extensão e é responsável por dar funcionalidade ao Eixo Norte, já que a partir desse ponto a água continuará seu fluxo por gravidade até os demais estados beneficiados.

Acompanhado do secretário de Infraestrutura Hídrica do Ministério, Antônio de Pádua, o ministro Helder Barbalho também vistoriou o andamento das obras da Meta 1N entre as cidades de Cabrobó e Salgueiro.

A previsão do Ministério é que a Meta 1N seja finalizada em meados deste ano, em Jati, no Estado Ceará.

A partir do reservatório Serra do Livramento, em Cabrobó (PE), o São Francisco vai percorrer mais 26 quilômetros até a terceira estação de bombeamento (EBI-3), em Salgueiro (PE), para completar 80 quilômetros do trecho com água.

Nesse percurso, passará por mais duas estruturas do Projeto (aqueduto Salgueiro e o reservatório Mangueira). No total, a água do Eixo Norte terá passado por duas estações, quatro reservatórios e cinco aquedutos.

Com 260 quilômetros de extensão, o Eixo Norte está 95% finalizado e é dividido em três Metas de execução (1N, 2N e 3N). Quando totalmente concluído, o trecho poderá atender a mais de 7 milhões de pessoas em Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *