Alerta na BR 235 entre os trechos de Juazeiro a Uauá, e de Uauá à Bendegó

Ação Popular

Feita a pouco mais de 2 anos, o trecho da estrada BA 235 que liga Uauá ao distrito de Bendego/Canudos está se desmanchando pela péssima qualidade da obra. Segundo o vereador de Uauá, Rosevaldo Loiola (PDT), a empresa Terra Braz que executou o serviço na época usou material de terceira.

DSCF0117
O trecho de Uauá à Bendego foi inaugurado em 21 de março de 2014 com a presença de Jaques Wagner e do ex-ministro dos Transportes Mário Negromonte, denunciado por envolvimento no escândalo da Operação Lava Jato. Hoje se encontra nestas condições
DSCF0119
Mesmo passando outra camada de asfalto os buracos continuam aparecendo

“Essa estrada foi um sonho e trouxe muito alegria para a nossa comunidade, infelizmente o asfalto utilizado parece sonrisal, o DNIT está fazendo uma reforma e retirou toda a sinalização da estrada – onde está provocando alguns acidentes, inclusive aconteceu um esses dias e teve vítima fatais e nós estamos preocupados com a situação”.

DSCF0141
A reportagem do AP flagrou este animal agonizando na beira da pista depois de sofrer acidente com duas pessoas numa moto

Ele conta que ainda os carros pesados nem trafegaram pelo local, caso contrário a situação teria pior mais ainda. “Ainda este ano iremos ter um fluxo intenso de carro até porque daqui para lá teremos a estrada que liga Juazeiro a Uauá e queremos saber como vai ficar, esperávamos que a pista fosse somente retocada daqui a 5 anos e isso não aconteceu”.

IMG_20150518_101915215[1]
Vereador Rosevaldo Loiola

Rosevaldo alerta os motoristas que trafegam pelo local. “Os motoristas precisam ter bastante atenção por conta que os buracos podem provocar acidentes e agora no São João sabemos que aumenta a quantidade de gente e eles precisam ter cuidado”, alerta.

DSCF0126
Lateral da pista desmoronando

DSCF0123

A reportagem do AP circulou de Juazeiro a Uauá e viu de perto os trechos perigosos dentre eles estão: desvio do Rio Tourão, próximo a Agrovale; parte lateral da entrada da Agrovale que está faltando fazer 4 km de asfalto; primeira ponte depois da Agrovale co m desvio péssimo sinalizado; curva do Serrote e próximo ao Distrito de Pinhões em mais outro desvio com péssima sinalização. Nesses locais já houves alguns acidentes.

IMG_20150615_153543183[1]
O asfaltamento está próximo de Pinhões

Já do trecho de Pinhões a Uauá, toda a pista foi asfaltada sendo que existe grande quantidade de animais a noite. O trecho mais perigoso fica na rotatória de Valdemar, com curvas fechadas e perigosas.

DSCF0106
Trabalhadores tem batalhado para que a obra seja entregue no prazo
DSCF0104
Trabalhadores chegam a fazer o impossível, diante de esforços, para que tudo dê certo. Depois de concluída a obra poucos serão lembrados

A reportagem prosseguiu ainda de Uauá até o Distrito de Bendegó, em Canudos. As denúncias do vereador Rosevaldo foram constatadas com vários pontos do pista  se desmanchando e cheio de buracos. O AP flagrou um jumento agonizando na beira da pista próximo a entrada da localidade de Riacho de Pedras. O fato aconteceu quando duas pessoas em uma moto bateram no animal, sendo que elas foram levadas com urgência para o hospital local. Há pouco mais de uma semana o motorista de um veiculo pequeno perdeu a direção depois de cair em um dos buracos, o carro foi totalmente danificado e o motorista sofreu algumas escoriações. Dois dias depois, mais outro acidente nas proximidades em menos de uma semana.

DSCF6132 - Cópia

Em menos de dois anos dois trechos da pista próximo a sede do município de Uauá foram arrebentados pela força da água de chuvas. O serviço de engenharia foi de péssima qualidade na execução da obra. Populares alertaram sobre o fato mas os técnicos da empresa e do DNIT não deram a atenção. Em fevereiro de 2014 um caminhão baú carregado caiu dentro do buraco causando ferimentos graves no motorista. O serviço de recuperação foi realizado nos dois trechos, mas não oferece nenhuma segurança, podendo ocasionar outros problemas.

Por várias vezes vereadores e moradores tem alertado o Ministério Público Federal para que tomasse providências e nada até o momento.

2 Responses to Alerta na BR 235 entre os trechos de Juazeiro a Uauá, e de Uauá à Bendegó

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *