Alerta na BR 235 entre os trechos de Juazeiro a Uauá, e de Uauá à Bendegó
Ação Popular
Feita a pouco mais de 2 anos, o trecho da estrada BA 235 que liga Uauá ao distrito de Bendego/Canudos está se desmanchando pela péssima qualidade da obra. Segundo o vereador de Uauá, Rosevaldo Loiola (PDT), a empresa Terra Braz que executou o serviço na época usou material de terceira.
“Essa estrada foi um sonho e trouxe muito alegria para a nossa comunidade, infelizmente o asfalto utilizado parece sonrisal, o DNIT está fazendo uma reforma e retirou toda a sinalização da estrada – onde está provocando alguns acidentes, inclusive aconteceu um esses dias e teve vítima fatais e nós estamos preocupados com a situação”.
Ele conta que ainda os carros pesados nem trafegaram pelo local, caso contrário a situação teria pior mais ainda. “Ainda este ano iremos ter um fluxo intenso de carro até porque daqui para lá teremos a estrada que liga Juazeiro a Uauá e queremos saber como vai ficar, esperávamos que a pista fosse somente retocada daqui a 5 anos e isso não aconteceu”.
Rosevaldo alerta os motoristas que trafegam pelo local. “Os motoristas precisam ter bastante atenção por conta que os buracos podem provocar acidentes e agora no São João sabemos que aumenta a quantidade de gente e eles precisam ter cuidado”, alerta.
A reportagem do AP circulou de Juazeiro a Uauá e viu de perto os trechos perigosos dentre eles estão: desvio do Rio Tourão, próximo a Agrovale; parte lateral da entrada da Agrovale que está faltando fazer 4 km de asfalto; primeira ponte depois da Agrovale co m desvio péssimo sinalizado; curva do Serrote e próximo ao Distrito de Pinhões em mais outro desvio com péssima sinalização. Nesses locais já houves alguns acidentes.
Já do trecho de Pinhões a Uauá, toda a pista foi asfaltada sendo que existe grande quantidade de animais a noite. O trecho mais perigoso fica na rotatória de Valdemar, com curvas fechadas e perigosas.
A reportagem prosseguiu ainda de Uauá até o Distrito de Bendegó, em Canudos. As denúncias do vereador Rosevaldo foram constatadas com vários pontos do pista se desmanchando e cheio de buracos. O AP flagrou um jumento agonizando na beira da pista próximo a entrada da localidade de Riacho de Pedras. O fato aconteceu quando duas pessoas em uma moto bateram no animal, sendo que elas foram levadas com urgência para o hospital local. Há pouco mais de uma semana o motorista de um veiculo pequeno perdeu a direção depois de cair em um dos buracos, o carro foi totalmente danificado e o motorista sofreu algumas escoriações. Dois dias depois, mais outro acidente nas proximidades em menos de uma semana.
Em menos de dois anos dois trechos da pista próximo a sede do município de Uauá foram arrebentados pela força da água de chuvas. O serviço de engenharia foi de péssima qualidade na execução da obra. Populares alertaram sobre o fato mas os técnicos da empresa e do DNIT não deram a atenção. Em fevereiro de 2014 um caminhão baú carregado caiu dentro do buraco causando ferimentos graves no motorista. O serviço de recuperação foi realizado nos dois trechos, mas não oferece nenhuma segurança, podendo ocasionar outros problemas.
Por várias vezes vereadores e moradores tem alertado o Ministério Público Federal para que tomasse providências e nada até o momento.
2 Responses to Alerta na BR 235 entre os trechos de Juazeiro a Uauá, e de Uauá à Bendegó