Aliado de Roma, prefeito de Cruz das Almas admite possibilidade de apoiar Jerônimo em 2026 e faz elogios ao governador

O prefeito de Cruz das Almas, Ednaldo Ribeiro (Republicanos), admitiu nesta quinta-feira (09), em entrevista ao  Política Livre, a possibilidade de apoiar a reeleição do governador Jerônimo Rodrigues (PT) em 2026, embora esteja atualmente no campo da oposição.

Em 2022, Ednaldo, que tomou posse hoje como presidente do Consórcio Territorial do Recôncavo, apoiou, no primeiro turno, a candidatura do ex-ministro João Roma, presidente do PL na Bahia, ao Palácio de Ondina. No segundo, optou pelo ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União), acompanhando o próprio Roma.

“Sobre as próximas eleições, eu acho que a gente tem que esperar. Eu sou muito ligado a João Roma. A Bahia toda sabe disso. Sou ligado a ele pelo que ele fez por Cruz das Almas, ajudando o município a chegar onde chegou. Mas não tenho político de estimação. Quero o melhor para a Bahia e para Cruz das Almas. Lá na frente vamos ver quem vai fazer o melhor trabalho para que possamos estar lado a lado”, declarou o prefeito.

Ednaldo Ribeiro afirmou que já tem o apoio de parlamentares ligados ao governo do Estado, a exemplo dos deputados estaduais Vitor Azevedo (PL) e Niltinho (PP) e do senador Angelo Coronel (PSD). Ele também elogiou o governador e o secretário estadual de Relações Institucionais, Adolpho Loyola (PT), pela postura na durante a eleição pela presidência do CTR.

“O governador e o amigo Adolpho foram muito republicanos. Eles deixaram claro que o consórcio é dos municípios, e que o governo do Estado seria imparcial na eleição, o que de fato ocorreu. Fiquei muito satisfeito com essa postura. Foi espetacular. Jerônimo viu que nosso projeto é sério. Eu só fui candidato a presidente do consórcio por conta disso, porque não ficaria contra o governo, pois aí não tem como ganhar. Com essa isenção do Estado, eu construi a maioria”, pontuou Ednaldo.

O prefeito confirmou ainda que vai marcar uma audiência com o governador por intermédio de Vitor Azevedo, que foi um dos articuladores da candidatura de Ednaldo ao comando do CTR. “Quero tratar nesse momento de ações e parcerias, porque vamos atuar no consórcio em sintonia com o Estado”, frisou.

Na disputa pela presidência do CTR, entidade que conta atualmente com 17 gestores municipais, Ednaldo derrotou a prefeita de Conceição do Almeida, Renata Nogueira (PSD), por 10 votos contra 7, em eleição ocorrida em 27 de dezembro de 2024. Ela tinha o apoio do ex-prefeito de Castro Alves, Thiancle Araújo (PSD), que presidiu o consórcio nos últimos quatro anos e estava com a imagem desgastada. Tanto Renata quanto Thiancle são da base do governo, ao contrário do prefeito de Cruz das Almas.

Política Livre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *