Alunos fazem reféns em universidade do Paraguai para exigir saída de reitor

Ao menos 2 mil universitários se concentraram diante da reitoria para exigir a renúncia do reitor Froilán Peralta

alunos refens

Estudantes da Universidade Nacional de Assunção (UNA) detiveram 37 membros do Conselho Superior e outros 30 funcionários da instituição para exigir a renúncia do reitor, investigado por corrupção, constatou a AFP nesta terça-feira.

Ao menos 2 mil universitários se concentraram diante da reitoria para exigir a renúncia do reitor Froilán Peralta, acusado de corrupção e nepotismo.

“Não entra nem sai ninguém até a renúncia de Peralta”, afirmou um dos líderes do movimento, o  estudante Arturo Cano, mas após várias horas de negociações os reféns foram libertados.

A UNA é a universidade estatal mais antiga do Paraguai, com uma dúzia de faculdades e mais de  54 mil estudantes matriculados.

Na sessão do Conselho Superior Universitário desta terça-feira as autoridades resolveram aceitar um pedido de licença do reitor, mas os estudantes rejeitam esta saída e exigem a renúncia.

O Conselho convocou uma assembleia universitária para a próxima semana, que deve aprovar a destituição e convocar eleições.

Segundo o jornal Ultima Hora de Assunção, a secretária de Peralta recebe como professora universitária, e a mãe, uma irmã e uma prima do reitor figuram na folha de pagamento da instituição.

Fonte: AFP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *