Alvorlande reforça defesa de bônus para ingresso de estudantes da região na Univasf

O vereador Alvorlande Cruz, do PRTB, promoveu nesta semana, numa ação conjunta com o colega, vereador Pérsio Antunes, do PMDB, mais uma momento de defesa pelo bônus, percentual destinado a facilitar o ingresso de estudantes de municípios de Pernambuco, Bahia e Piauí na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). São estados que contam com municípios que possuem campus da universidade. O debate aconteceu durante sessão da Câmara de Petrolina com a presença de estudantes que lotaram a plateia e aplaudiram bastante a iniciativa de Alvorlande e Pérsio.

Mais cedo, Alvorlande e Pérsio foram á reitoria da Univasf acompanhados de representantes da União dos Estudantes do Sertão (UES) para fazer a entrega do abaixo-assinado com mais de 21 mil assinaturas. O documento foi entregue nas mãos do vice-reitor, professor Télio Nobre Leite.

“Entregamos o abaixo assinado e aproveitamos para lembrar a parceria forte que nos da Câmara temos tido com a Universidade. Hoje a luta desses estudantes é grande para ingressar na Univasf. Eu senti o brilho, a vontade da Univasf de que sse bônus possa ser realidade. Queremos só criar o mesmo que as universidades do Rio Grande do Norte, de Pernambuco, do Pará e de Minas, já fizeram, algumas com 5%, outro com 10%. Pedimos 10%, mas a universidade vem discutindo 20%, então é aguardar a reunião do conselho universitário, esperamos sensibilizar os conselheiros, para que pais não se sacrifiquem mais para mandar o filho estudar fora”, disse Alvorlande Cruz.

Ainda como participante do encontro, foi convidada a professora Mary Ann Saraiva, uma defensora dos critérios para que alunos sertanejos possam ter acesso à Univasf, especialmente aos mais concorridos. Mary Ann dirige um dos cursos que coloca alunos em universidade por meio do Sistema Único Simplificado – Sisu – através do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). “Não estamos fazendo nada ilegal. Só queremos os sertanejos, os alunos da região, formados aqui e fortalecendo o mercado de trabalho aqui”, enfatizou a professora.

Integrante da UES, Igor Ferreira, sente que essa solução pode estar próxima. “São boas as perspectivas que podemos conseguir o bônus. Vamos lutar para que na reunião do Conselho da Univasf possamos não só participar, mas ter direito a falar, a ter voz e colocar nossa posição”, assegurou Igor. A reunião do Conselho Universitário da Univasf onde o tema bônus deverá entrar em pauta está marcada para junho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *