Andaraí: prefeito volta a decretar situação de emergência por causa da seca

O prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso (PSB), voltou a decretar, nesta segunda-feira (31), situação de emergência por causa da estiagem no município localizado na Chapada Diamantina. Em março, o gestor já havia alertado também por decreto sobre os danos ambientais e econômicos decorrentes da seca. À época, o governo do estado reconheceu o cenário e publicou decreto com validade de 180 dias.

Na publicação, o prefeito ressaltou que a estiagem já dura há 54 meses, além de o município enfrentar a falta de água potável para consumo humano e produção. Apesar de ter chovido na região no final de 2014 e em fevereiro deste ano, as precipitações, de acordo com Cardoso, não foram suficientes para recuperar as áreas atingidas.

Entre os problemas estão perda da lavoura, falta de água adequada para consumo e, risco de consumo de água contaminada. A prefeitura alega ter adotado medidas para proteção da população por meio de empréstimos de arados e doação de mudas de mandiocas e sementes de milho e feijão, mas as plantações não se desenvolveram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *