Questionada pelo maquiador sobre o que gostaria que ele fizesse, Hortência responde: “o que você quiser, desde que eu fique bonita”. O comentário traduz bem a vaidade da ex-jogadora de basquete, que tem ao lado da sua cama no quarto, onde está hospedada no Rio, um arsenal da beleza com uma série de cápsulas. E logo cedo ela já havia ido à academia.
— Quando mais eu faço aniversário, mais eu malho — brinca ela, aos 56 anos. Os cuidados com o corpo incluem uma dieta rigorosíssima, principalmente na quantidade: — Como pouco, e nunca repito, mas faço várias refeições ao longo do dia.
Hortência admite ainda que conta com a ajuda da tecnologia e da ciência para manter a beleza. — Tenho uma dermatologista de confiança e tudo que ela sugere eu faço, recentemente fiz um tratamento no pescoço — admite ela, falando ainda sobre o polêmico botox. — Já usei várias vezes. Mas sempre com cuidado, não quero ficar esticada. O rosto tem que combinar com o corpo.
Respondendo tudo com bom humor, Hortência é divertida também na hora de falar o estado civil: — Estou solteira, mas não sozinha. Discreta, ela comenta que de vez em quando dá uns beijinhos, mas não pensa em assumir um relacionamento. — A porta está fechada, mas não trancada — diz ela acrescentando que é tímida, mas sabe a hora de demonstrar interesse: — Quando precisa, eu abro a porta.
Medalhista de prata em 1996, Hortência é comentarista do basquete na Globo ao lado de Tiago Splitter, e conta que têm ótima relação com a seleção masculina e feminina. — Converso com os técnicos, temos um relacionamento de confiança — avalia: — Vou ver os jogos do esporte que amo e ainda recebendo por isso! Só posso estar feliz.