Apesar da calamidade encontrada em Uauá, Olimpio mostra serviço
Grazzielli Brito – Ação Popular
O prefeito de Uauá, Olimpio Cardoso (PDT), mesmo ainda com a prefeitura em processo de auditoria já começou mostrando serviço. Desde a campanha já defendia a saúde como sua prioridade e emergencialmente disponibilizou atendimento médico no Hospital e nos Postos de Saúde. “Nesse segmento precisamos de resultado a curtíssimo prazo, isso já iniciamos, não podemos admitir uma população de 30 mil habitantes sem condições de atendimento médico”.
Olimpio, Moisés, Jerominho e Romero prontos para a batalha
Segundo o prefeito foi preciso ajuda da população para dar a mínima condição de atendimento no hospital. “Nem camas tinha, a população doou tolhas e roupas de cama. E a prefeitura garantiu o mínimo de dois médios atendendo no hospital”.
Dias antes de entregar a prefeitura, arquivo e cofre da prefeitura foram ‘limpos’
Apesar de encontrar a prefeitura com as contas zeradas, e esperar resultado da auditoria, tem se virado como pode para trabalhar pelo município. “Com o resultado dessa auditoria é que vamos nortear nossas ações, mas por enquanto estamos fazendo como podemos, os secretários, o pessoal indispensável que está trabalhando assumindo esse ônus. Todos usam de créditos pessoais nas ligações telefônicas, precisei ir a Salvador fiz a viagem com recurso próprio”.
Ruas estão sendo recuperadas
“Não me lastimo da situação do município, era uma coisa que a gente já sabia, quando me candidatei sabia que a situação era essa, mas chegar aqui e não encontrar um ‘rela’ nas contas e um monte de dívida por isso não esperava. Existem convênios em andamento e não tem mais verba nem prestação de contas, funcionários com salários atrasados e sem o 13º isso é complicado”, disse Olímpio.
Descaso com a saúde pública
Mas o trabalho da nova gestão já se percebe nas ruas da cidade. “Estamos fazendo um mutirão de limpeza, estamos com três Patrol realizando esse serviço. Quanto ao lixão se encontra em curso a implantação do sistema de remediação para acabar de uma vez com chorume que era lançado dentro do rio Vaza Barris contaminando o seu leito colocando em risco a saúde do povo e dos animais. Pretendemos realizar uma coleta seletiva, vamos distribuir sacos de cores diferentes para a população e dar o devido destino a esse lixo, outro plano a formação de uma cooperativa de catadores, dentre outras coisas”.
Alerta ao Exército e preocupação com a Seca
Fazenda ocupada pelo ex-gestor e transformada em cemitério
Olímpio demonstrou grande preocupação com a seca no município. “Esse é um problema grave que ainda não conseguimos equacionar. A população sofre muito com isso. Temos que ir atrás do governo pra minimizar isso”.
Transporte escolar foi encontrado arrebentado
A questão dos carros pipas, no entendimento do prefeito, precisa ser revisto e faz denuncia grave. “O contrato através do Exército para distribuição de carros pipas é feito com o motorista e não com o dono do carro, isso é errado porque não se tem controle de quantas pessoas têm esses caminhões”.
Veiculos dependados e jogados fora do alcance da população e da justiça
“Particularmente não sabia que a prefeitura disponibilizava em torno de 300 mil reais para aluguel de carro pipa, que era feito com uma determinada pessoa, e que eu chaguei a saber depois que esse serviço não era realizado. Vamos conversar com o comando do Exército e levar esse caso ao conhecimento do Ministério Público Federal para que medidas sejam tomadas de acordo a lei”.
Instalações da prefeitura na zona rural serviam de chiqueiro
A seca é grande preocupação porque as previsões de chuva são poucas. “Já procurei a Codevasf para limpeza de barragens, mas entendo que o principal é a perfuração de poços porque furando um poço você tem imediatamente a água, já que as previsões de chuva ainda são distantes. São milhares de famílias sofrendo com a estiagem. Os grãos que chegaram durante o período de campanha ninguém sabe do destino”.
Este foi o quadro deixado pelo ex-gestor
Ainda sobre a falta de responsabilidade da administração anterior, Olimpio disse que não recebeu a relação do patrimônio do município. “Isso era pra ter no dia que entramos na prefeitura, mas eles dizem que podem entregar até dia 31. Como tínhamos urgência nisso, nomeamos uma comissão pra fazer um levantamento, quando ele entregar a gente faz uma conferencia isso dificulta as coisas, mas infelizmente é assim”.