Após Renato Machado e ‘medalhões’, Globo chama Delis Ortiz de volta ao Brasil

Delis Ortiz no Jornal Hoje de sexta (18) em reportagem no centro de Buenos Aires - Reprodução/TV Globo

Delis Ortiz no Jornal Hoje de sexta (18) em reportagem no centro de Buenos Aires

Diretor-geral de Jornalismo da Globo, Ali Kamel anunciou ontem (18) em comunicado interno a volta ao Brasil de Delis Ortiz, há cinco anos correspondente da emissora em Buenos Aires. A partir de janeiro, ela voltará a trabalhar em Brasília. Delis é a mais nova peça de uma grande movimentação que a Globo vem fazendo em sua rede de correspondentes internacionais desde outubro.

Como o Notícias da TV informou em primeira mão, voltam a atuar no Brasil em janeiro Renato Machado e Roberto Kovalick, de Londres, Hélter Duarte e Renata Ceribelli, de Nova York, e André Luiz Azevedo, de Lisboa. Considerados “medalhões”, serão substituídos por jornalistas menos experientes e mais baratos, que ganham no máximo 30% do que eles.

Em nota curta distribuída aos jornalistas da emissora, Kamel afirmou que Delis Ortiz fez um “trabalho brilhante” na capital argentina, cobrindo “com excelência todas as crises do nosso continente, e também as boas coisas”, superando “expectativas”. Kamel disse que em breve irá anunciar os substitutos.

A tendência é que seja algum jornalista mais jovem. Renato Machado, que já se despediu do Bom Dia Brasil, não terá substituto em Londres. Suas funções no telejornal matinal foram assumidas por Cecília Malan. Machado irá para o Globo Repórter.

Roberto Kovalick, que antes de Londres passou por Nova York e Tóquio, atuará como repórter especial em São Paulo. Na capital britânica, terá dois substitutos: Ernani Lemos assumirá suas funções de coordenador da sucursal e Pedro Vedova, atualmente em Berlim, tomará seu lugar nas reportagens.

Assim como Vedova, outro correspondente da GloboNews substituirá Helter Duarte em Nova York. Será Sandra Coutinho. Sandra já vinha colaborando com o Jornal Nacional desde julho, por iniciativa de William Bonner. Os substitutos de Azevedo em Lisboa e Vedova em Berlim ainda não foram revelados.

A vaga de Renata Ceribelli em Nova York será ocupada por Felipe Santana, mas o jovem jornalista passará a produzir para todos os programas da casa, e não apenas para o Fantástico.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *