Após retomada do Projeto, os agricultores do Assentamento Mandacaru serão beneficiados com Agroindústria de Beneficiamento de Frutas

 

A Associação dos Agricultores Familiares do Projeto de Assentamento Mandacaru (AAFAM), zona rural de Petrolina, terão em breve uma agroindústria de processamento e beneficiamento de frutas. Através da tramitação da Usina de Projetos do Município, em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), a aprovação de um investimento junto ao Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) de mais de R$800.000,00 (oitocentos mil reais), que serão destinados para a aquisição e estruturação do maquinário.

incra

Ainda esse ano de 2015 foi firmada uma parceria com a prefeitura de Petrolina, que permitiu à entidade acessar o programa da Secretaria de Ciência e Tecnologia para implantação de cinco mil metros quadrados de uva orgânica, inserindo a comunidade na rota do ecoturismo.

Em reunião com técnicos do INCRA, na última semana de julho, a Usina tratou da restruturação do projeto, que passa por uma fase de retomada.  No encontro foram analisadas questões sobre os equipamentos mais apropriados para a agroindústria. A novidade é que o projeto ganhará também uma estação de tratamento de água no Assentamento, por meio do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR).

De acordo a gestora da Usina de Projetos de Petrolina, Marlize Mainardes, “almeja-se, através do recurso conseguido com o projeto, a implantação de uma unidade agroindustrial para beneficiamento de frutas no assentamento Mandacaru, o que inclui a construção do espaço com 250 m², um pequeno quiosque para a comercialização da produção e atração de turistas para o assentamento, a aquisição de equipamentos e também o custeio de serviços de análise laboratorial.”, pontuou.

A Gestão Municipal entrará com uma contrapartida de 8% (oito por cento) do valor global do investimento.  “Atualmente, funciona na comunidade uma unidade de produção de polpas, geleias, doces e frutas cristalizadas, iniciativa de um grupo de dez mulheres do assentamento que há dois anos movimentam a economia local. Com a chegada da agroindústria, essa produção será qualificada e ampliada, trazendo mais oportunidades para os agricultores familiares do Assentamento Mandacaru”, ressaltou o gestor municipal de Petrolina, Julio Lossio.

Texto e Imagem: Cristiane Nogueira/ Ascom Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *