Após suspeita de estelionato em Casa Nova, audiência debate grilagem de terras

[Após suspeita de estelionato em Casa Nova, audiência debate grilagem de terras ]

Neste sábado (11), às 9h, acontece uma Audiência Pública no município de Casa Nova, provocada pela prefeitura municipal junto com a Pastoral da Terra, com intuito de regularizar as terras da região. A iniciativa partiu após suspeita de que uma quadrilha de estelionatário de terras esteja atuando na cidade. Representante do município, o deputado estadual Tum (PSC), que apoia a audiência, explicou ao BNews, que uma única empresa detém 1/3 do município, com escrituras de terras de outros proprietários. “Existe a mesma terra que tem seis donos”, disse.

Conforme o parlamentar, após a audiência será criada uma comissão para analisar caso a caso. “Esse movimento é para criar uma comissão, vai ser feito o termo de cooperação com o Estado para analisar cada escritura, as terras e legitimar quem realmente é o dono da terra. Então esse é o objetivo, envolver todos os proprietários de terra que já identificaram que foram lesados, que tiveram as terras invadidas, não fisicamente, mas no papel”, disse, em conversa com o site.

Tum afirmou que o caso aponta para uma “quadrilha de estelionatário de terras, especializadas em grilar terra”. Ele alega ainda que a prática causa também uma insegurança jurídica na cidade do interior da Bahia, já que pode ter problemas com eventuais empresas que comprem essas terras visando o investimento no local.

“Existe uma única empresa de Minas Gerais que está sendo detentora de 1/3 do município. Não é empresa de energia eólica é um estelionatário que está especulando para vender para outra empresa com interesse de construir Parque Eólico. A comissão vai dar o parecer caso a caso, e se for identificado o Estado vai dar o título ao verdadeiro dono”, explicou.

É esperado para a Audiência cerca de 5 mil pessoas, incluindo representantes do Estado da Bahia, Ministério Público, Polícia Civil, além dos donos das terras e fazendeiros da região. Casa Nova é o 10º estado na Bahia em extensão territorial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *