Mesmo perdendo por 2 a 1, o Bahia conseguiu a classificação para a Série A do Campeonato Brasileiro neste sábado (26) por conta da derrota do Náutico para o Oeste. Com isso, depois de três anos, o estado da Bahia pode voltar a ter dois representantes na primeira divisão do futebol nacional – a última vez que isso aconteceu foi em 2014, quando as duas equipes baianas foram rebaixadas juntas.
Mas o caminho para se ter um 2017 de primeira na Bahia ainda não está todo percorrido. Apesar de possuir 3 pontos de vantagem para o Internacional restando apenas duas rodadas, os rubro-negros ainda precisam fazer mais 4 pontos para se garantirem matematicamente na Série A do ano que vem e não dependerem de nenhum resultado.
Se não vencerem nenhum jogo, precisam torcer para a equipe gaúcha perder pelo menos uma partida – os adversários enfrentam o Cruzeiro, neste domingo (27), e na última rodada serão recebidos pelo Fluminense, que briga por Libertadores, fora de casa.
Enquanto isso, o Vitória pega o Coritiba nesta segunda (28) e na última rodada enfrentará o Palmeiras provavelmente campeão. Apesar da boa notícia, o fato de ter dois times do estado na Série A em 2017 não agrada a todos os tricolores e rubro-negros. Muitos queriam o concorrente na segunda divisão.