Aprovação do governo Dilma fica em 36,4%, diz pesquisa
O desempenho pessoal da presidenta é aprovado por 55% dos entrevistados foto: Monique Renne/CB/D.A Press |
O governo da presidente Dilma Rousseff recebeu aprovação de 36,4% dos entrevistados na pesquisa divulgada ontem (18) pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT). O índice é menor que o registrado na pesquisa anterior, de novembro de 2013, quando o governo teve avaliação positiva de 39% da população. O governo Dilma foi avaliado como negativo por 24,8% dos entrevistados. Na edição anterior, esse percentual chegou a 22,7%.O desempenho pessoal da presidente é aprovado por 55% dos entrevistados. O índice de desaprovação chega a 41%.
A pesquisa da CNT, encomendada ao instituto MDA, mostra que, no caso de candidatura nas eleições presidenciais de outubro, na intenção de voto estimulada, quando são apresentadas opções de candidatos, Dilma Rousseff tem 43,7% das intenções de voto, Aécio Neves tem 17% e Eduardo Campos, 9,9%. Com esse cenário, a presidente Dilma venceria ainda no primeiro turno.
Em um segundo cenário, no qual Marina Silva é candidata no lugar de Eduardo Campos, Dilma Rousseff tem 40,7% das intenções de voto, Marina Silva, 20,6% e Aécio Neves, 15,1%. Na pesquisa espontânea, Dilma Rousseff tem 21,3%. Em seguida, aparecem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (5,6%), o senador Aécio Neves (5,6%), Marina Silva (3,5%) e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (1,6%). Na pesquisa espontânea, não são apresentados nomes de possíveis candidatos.
Nesta edição, foram entrevistadas 2.002 pessoas, em 137 municípios de 24 unidades da federação, entre os dias 9 a 14 de fevereiro. A margem de erro da pesquisa é 2,2 pontos percentuais.
Fonte: Agência Brasil