Ariano Suassuna deixa a UTI depois da arteriografia
O escritor paraibano radicado no Recife Ariano Suassuna, 86 anos, deixou a UTI do Real Hospital Português, onde está internado desde a última quinta-feira (29), e foi transferido para um quarto.
O paciente, que também é secretário Especial da Assessoria do Governo, se recupera de uma arteriografia cerebral, procedimento também conhecido como embolização, realizada para corrigir um aneurisma diagnosticado desde 2011.
De acordo com o neuro-radiologista Carlos Abath, que realizou a embolização, Ariano está “superbem, contando as piadas dele no quarto, sem nenhuma sequela, ativo e com os movimentos de todos os membros preservados”. O tratamento do aneurisma só aconteceu agora, dois anos depois de diagnosticado, porque o escritor não apresentava queixas em relação ao problema.
“Por causa do pequeno infarto sofrido da há duas semanas, o músculo cardíaco ficou com dificuldade para se movimentar. Criou-se um pequeno trombo (coágulo). Este coágulo desprendeu-se, provocando um acidente vascular cerebral leve, já tratado, e que não deixou nenhuma sequela. O problema é que, por causa do aneurisma, ele não poderia tomar os remédios anticoagulantes necessários para evitar um novo trombo. Desta forma, foi necessário tratar do aneurisma, que é uma dilatação da veia. A embolização consiste no preenchimento desta dilatação com pequenas molas que fecham a cavidade”, explica Carlos Abath.
Segundo boletim médico divulgado no último sábado (30), ainda não há previsão de alta médica e as visitas estão proibidas. (JC)