Artigo: Cem anos do Carnaval de Juazeiro

Valterlino Pimentel ( Pinguim ) Folião

 

O carnaval de nossa cidade enfim tornou-se realidade em 1914, quando foi criado o primeiro bloco carnavalesco denominado de Embaixadores de Veneza,como intuito de reunir amigos para brincarem o carnaval em três dias, com muita animação, carros alegóricos, muito samba e roupas características.

A partir desta data Juazeiro realizou com muita alegria e animação grandes carnavais tanto durante o dia quanto a noite. Ás tardes eram realizadas os desfiles de carros tipo jeep enfeitados com apitos nos canos de descarga, os foliões davam esguicho de água com bexigas em quem estava na rua, jogavam talco ao som de batucadas que animavam a todos. Havia também o bloco dos caretas ( mascarados) que eram acompanhado de garotos visitando casas de amigos onde bebiam cervejas e comiam à vontade.

Lembro-me do saudoso “ Seu Santinho” ele era o operacional espécie de faz tudo, iluminação, palco, transporte, alimentação tudo por tudo tinha a participação de “ Seu Santinho” lembro-me de Henricão com suas cachaças malucas, “ seu “ Mato Grosso que vestia-se de mulher e com guarda-chuva, de mentirinha engolia moedas, na esquina da Rua Quintino Bocaiuva, era a sensação das crianças.

Saudades dos carnavais, do trio elétrico de Urbano, Edésio Santos e Maninho Buldogue, no trio da Prefeitura com seus frevos e marchinhas que enlouquecia os Juazeirenses. Os clubes tradicionais, como Sociedade Apolo juazeirense, 28 de Setembro, Artífices Juazeirense, realizavam os animados bailes com suas matinées, ao som do jazz ou orquestras da região sempre com as presenças do Rei Momo ( Seu Galo e outros) e rainha do carnaval Quanta saudade dos blocos: Clube do Bolinha, Depois nós paga, Os bárbaros, Brucutú, Os inofensivos, Os pacíficos da Vila, Os Inseparáveis, os caretas, os sujos, os caboclos, das escolas de Samba Cacumbú, Voz do São Francisco, Imperatriz Juazeirense, Voz do Morro, Piratas Reis do Samba, Pirados do Alto Voz do Morro entre tantas outras.

O carnaval de Juazeiro, que era transmitido pela Rádio Juazeiro, fez parte da cultura de seu povo trazendo entretenimento com suas músicas que se transformaram em verdadeiros hits, com sua diversidade, musicalidade e ritmos transformando todas as classes sociais num só espírito. O carnaval. Toda essa mistura faz com que Juazeiro tenha uma cultura muito rica e diversificada entre suas diversas origens. Esses gêneros foram influenciados por muitos ritmos e principais culturas de cada região, neste aspecto, poderemos resgatar as manifestações, os carnavais que marcaram época nestes cem anos de festa momesca.

Com o advento do Trio elétrico o carnaval cultural a cada dia, foi perdendo a sua essência e foi-se extinguindo na história. O Prefeito Municipal Isaac Carvalho, anuncia um grande carnaval, vamos apostar e torcer para que tenhamos sim o melhor momento de todos os carnavais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *