As 5 mais recentes e curiosas descobertas de múmias no Egito
Do sítio de Saqqara até o templo de Taposiris Magna, são dezenas de tumbas repletas dos mais impressionantes achados
Seja em sítios arqueológicos ou em grandes necrópoles, o Egito ainda esconde muitos segredos da antiguidade, principalmente dentro de sarcófagos muito bem lacrados. As expedições, então, têm como objetivo desenterrar o passado e trazê-lo para a superfície.
Só nos últimos meses, arqueólogos foram responsáveis pela descoberta de dezenas de artefatos centenários, além de máscaras funerárias, santuários e inscrições. As múmias, todavia, continuam representando os mais impressionantes achados das escavações.
Confira cinco recentes descobertas que envolveram múmias surpreendentes:
1. As curiosas múmias com ‘línguas de ouro’
Durante escavações no templo de Taposiris Magna, em Alexandria, o Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito encontrou 16 catacumbas peculiares. Dentro delas, incríveis múmias com ‘línguas de ouro’ foram identificadas entre os artefatos.
Segundo os pesquisadores, a curiosa característica poderia ser uma técnica utilizada pelos antigos egípcios. Nesse sentido, eles provavelmente retiravam as línguas dos mortos durante a mumificação e trocavam o órgão por um feito com folhas de ouro.
Confira a notícia completa aqui.
2. Múmias com máscaras funerárias
Ainda no sítio arqueológico de Taposiris Magna, os especialistas também encontraram diversas múmias com decorações peculiares. Dessa vez, no entanto, eram corpos mumificados com um invólucro de cartonagem com a representação do Deus Osíris.
Uma das múmias, inclusive, usava uma coroa de atef, que é uma representação da entidade, com chifres dourados. Nesta segunda descoberta, o ouro também se mostrou bastante presente, já que muitas das máscaras continham traços do metal precioso.
Confira a notícia completa aqui.
3. Os incríveis 52 sarcófagos do Novo Império
Em janeiro, o Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito revelou a descoberta de 52 sarcófagos datados do Novo Império em Saqqara. Segundo os arqueólogos, os achados estavam enterrados na região do templo funerário da rainha Naert, esposa do rei Teti.
Na mesma escavação, além máscaras funerárias de madeira, um santuário dedicado ao deus Anúbis e até mesmo inscrições do Livro dos Mortos, os especialistas ainda identificaram o esconderijo de 50 caixões de madeira antropoides.
Confira a notícia completa aqui.
4. As cerca de 100 múmias em Saqqara
No mesmo sítio arqueológico, foi anunciada a descoberta de cerca de 100 caixões humanos selados, além de 40 estátuas impressionantes de três diferentes poços. Segundo os especialistas, todos os achados estavam em ótimo estado de conservação.
Nesse sentido, os impressionantes caixões não são abertos há mais de 2,5 mil anos e foram feitos para estadistas seniores e sacerdotes da 26ª Dinastia. Além das tumbas, estátuas de madeira e máscaras coloridas e douradas também foram encontradas.
Confira a notícia completa aqui.
5. Mais de 80 sarcófagos ainda lacrados
Ao sul de Cairo, arqueólogos se surpreenderam ao encontrar mais de 80 caixões com 2,5 mil anos na necrópole de Saqqara. Segundo os especialistas, a região continua surpreendendo, já que abriga 11 pirâmides do Egito Antigo e, por isso, ainda esconde muitos segredos de um dos maiores impérios da Antiguidade.
Confira a notícia completa aqui.