Associação Bahiana de Medicina cobra de Rui nomes de envolvidos em fraudes

Governador disse que clínicas e médicos da Bahia credenciados ao Planserv solicitam e realizam exames desnecessários para auferir comissões

Redação
Foto: GOV/BAHIA
Foto: GOV/BAHIA

 

A diretoria da Associação Bahiana de Medicina (ABM) cobrou do governador Rui Costa (PT) os nomes dos profissionais que estariam envolvidos em fraudes no Planserv, após declaração feita pelo chefe do Executivo baiano na última sexta-feira (29), durante entrega de policlínica em Valença.

“Na ocasião o Governador Rui Costa afirmou que clínicas e/ou médicos da Bahia credenciados ao PLANSERV solicitam e realizam exames, desnecessários ou não, para auferir comissões. Tais nomes dos supostos fraudadores devem ser encaminhados às entidades médicas baianas, especialmente ao Cremeb, para que o Conselho possa abrir imediatamente as sindicâncias necessárias para que, se comprovadas as acusações, os profissionais responsáveis sofram as punições segundo a legislação”, disse a entidade, por meio de nota.

A ABM também fez uma série de questionamentos em carta enviada Planserv, com cópia para o governador, Ministério Público do Estado, Presidência da Assembleia Legislativa e Câmara de Vereadores.

“Noticia-se que o PLANSERV estabeleceu um ‘teto máximo orçamentário’ de despesas mensais. Em termos práticos, tal medida representa uma política de cotas que limita os serviços médicos prestados aos usuários do plano”, afirmou a associação.

Segundo a ABM, o plano “goza de boa saúde financeira” desde 2015, o que poderia ser atestado no Portal Transparência Bahia. “O plano não tem prejuízo. Seu índice de inadimplência é zero. Ano passado, suas contas fecharam com saldo positivo de quase 147 milhões de reais. Desta forma, a política de cotas não tem respaldo econômico e, portanto, não justifica o prejuízo causado aos servidores do Estado e seus dependentes, muito menos a restrição à prática médica”, disse a entidade.

A carta também é assinada pela Sociedade Baiana de Pediatria, Sociedade de Terapia Intensiva da Bahia, Sociedade de Radiologia da Bahia, Sociedade Brasileira de Urologia – Regional Bahia, Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Bahia, Sociedade Brasileira de Cardiologia – Regional Bahia, Associação de Obstetrícia e Ginecologia da Bahia, Sociedade de Gastroenterologia da Bahia, Sociedade Brasileira de Ortopedia – Regional Bahia, Sociedade de Oftalmologia da Bahia, Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva -Capítulo Bahia e Sociedade de Anestesiologia do Estado da Bahia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *