Ativista LGBT relata agressões feitas por PM em Recife

Eliseu Neto e o namorado foram expulsos de carro de aplicativo e agredidos pela PM

Carro de aplicativo e policial fotografados por Eliseu Neto | Reprodução/Twitter/Eliseu Neto

O professor universitário Eliseu Neto, ativista LGBT e assessor parlamentar do Cidadania no Senado, relatou em suas redes sociais um caso de LGBTfobia sofrido por ele e seu namorado em Recife (PE). O casal foi expulso de um carro de aplicativo e, em seguida, foi vítima de agressões por parte da Polícia Militar de Pernambuco na noite de sexta-feira (4).

O caso aconteceu na noite desta sexta-feira (3) e foi denunciado pelo professor em seu Twitter, ganhando grande repercussão nas redes. “Estávamos dentro do (99)e o motorista do aplicativo nos mandou descer, que não queria “aquilo” dentro do carro. Quando eu fui tirar foto da placa do carro para reportar ao aplicativo/empresa o motorista disse que chamaria a polícia, pois a havia uma viatura em frente”, detalhou em postagem feita neste sábado.

“De forma surreal o policial chegou já agressivo. Pedi que ele se acalmasse e se identifica-se. A resposta foi um empurrão. Levantei e disse que ele não poderia tratar NINGUÉM daquela forma. Fui empurrado novamente. Foi uma cena surreal”, disse ainda.

Devido à repercussão, o aplicativo 99 se posicionou criticando a atitude do motorista. “Nossos serviços são voltados para todes as pessoas, independente de raça, gênero, cor, etnia, religião, nacionalidade, orientação sexual ou classe social. A atitude do motorista não foi de acordo com nossas diretrizes”, disse a empresa.

Eliseu ainda cobrou um posicionamento do PSB, que governa Pernambuco. “É inacreditável estar de férias e sofrer lgbtfobia da PM do PSB. Vou aguardar realmente uma posição”, disse.

O professor, que teve papel importante na criminalização da LGBTfobia no Brasil através do STF, ainda comentou sobre o episódio de transfobia ocorrido em Maceió. “Enquanto eu era agredido por um policial aqui em Recife, uma jovem trans é discriminada em Maceio. Segue fundamental nossa luta para fazer valer a nosso vitória no STF. Como eu disse hoje ao repórter, o CUMPRAM-SE deve ser nosso foco de luta”, publicou.

A jornalista Rachel Sheherazade compartilhou a histórica. “Vamos retuitar o carro com placas PCR 1446. prestem queixa na Delegacia mais próxima. consigam testemunhas. Homofobia é crime – inafiançável e imprescritível. e isso vale para civis e militares também!”, disse.

Confira alguns dos tuítes feitos por Eliseu Neto sobre o caso:

Eliseu Neto

@eliseuneto

Eu fui agredido pela política de RECIFE. De forma surreal. Quando me viram com meu namorado vieram me bater

Ver imagem no Twitter
536 pessoas estão falando sobre isso

Eliseu Neto

@eliseuneto

Eu fui agredido pela política de RECIFE. De forma surreal. Quando me viram com meu namorado vieram me bater

Ver imagem no Twitter

Eliseu Neto

@eliseuneto

Estávamos dentro do (99)e o motorista do aplicativo nos mandou descer, que não queria “aquilo” dentro do carro .

Quando eu fui tirar foto da placa do carro para reportar ao aplicativo/empresa o motorista disse que chamaria a polícia, pois a havia uma viatura em frente

22 pessoas estão falando sobre isso

Eliseu Neto

@eliseuneto

Aqui está a placa PEA -1899 do @voude99 . O motorista que nos pediu para sair do carro por sermos um casal gay e chamou a polícia quando viu que fotografei a placa.

Ver imagem no TwitterVer imagem no Twitter
57 pessoas estão falando sobre isso

Eliseu Neto

@eliseuneto

Iremos tomar as medidas cabíveis. Ainda aguardo posição da @voude99 . https://twitter.com/ygortequila/status/1213342094854631426 

Higino@ygortequila

Eu nos meus 23 anos de vida fui vítima de homofobia pela @pmpeoficial. Obviamente ngm gosta de gays na rua.

Ver imagem no Twitter

99

@voude99

Olá, Eliseu!
Sentimos muito por toda essa situação. Nossos serviços são voltados para todes as pessoas, independente de raça, gênero, cor, etnia, religião, nacionalidade, orientação sexual ou classe social. A atitude do motorista não foi de acordo com nossas diretrizes +

Veja outros Tweets de 99

Eliseu Neto

@eliseuneto

Enquanto eu era agredido por um policial aqui em Recife, uma jovem trans é discriminada em Maceio. Segue fundamental nossa luta para fazer valer a nosso vitória no @STF_oficial . Como eu disse hoje ao repórter, o CUMPRAM-SE deve ser nosso foco de luta

Veja outros Tweets de Eliseu Neto

Eliseu Neto

@eliseuneto

O celular hoje nos protege. Aguardo o @PSBNacional40

Ver imagem no TwitterVer imagem no TwitterVer imagem no TwitterVer imagem no Twitter
Veja outros Tweets de Eliseu Neto

Eliseu Neto

@eliseuneto

É inacreditável estar de férias e sofrer lgbtfobia da PM do @PSBNacional40 . Vou aguardar realmente uma posição.

Ver imagem no Twitter
18 pessoas estão falando sobre isso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *