Audiência Pública apresenta o Plano Municipal de Educação de Sobradinho

 A Secretaria Municipal da Educação de Sobradinho e a Comissão de Acompanhamento, Avaliação e Adequação do Plano Municipal de Educação- PME mobilizaram professores, alunos, pais de alunos, conselhos escolares, do FUNDEB, de Alimentação Escolar e Conselho Municipal de Educação, bem como lideranças locais, líderes religiosos, sindicatos, gestores e a sociedade em geral, para realizar um diagnóstico da situação educacional, com o objetivo de analisar as metas projetadas pelo PME anterior e adequá-lo ao Plano Nacional de Educação.

cama2

Desde 2014 a Prefeitura Municipal de Sobradinho, pela secretaria da Educação, realiza, juntamente à Comissão de Acompanhamento, Avaliação e Adequação do Plano Municipal de Educação, nomeada pelo prefeito Luiz Vicente Berti , através do Decreto de Nº 116/4014, o processo de discussão do PME elaborado em 2011 e revisão deste, para a sistematização das proposições levantadas pela sociedade e comunidade escolar. O Plano Municipal de Educação – PME é o instrumento mais importante da política educacional e planeja as ações e políticas públicas para a área a serem alcançadas em dez anos. Com isso, contribui para a efetivação do acesso à educação de qualidade, da garantia de direitos das crianças, adolescentes, jovens e adultos e, ao mesmo tempo, traça uma diretriz a ser seguida pela gestões posteriores.

Essa adequação está prevista pela Lei 13.005/2014, que estabeleceu o novo Plano Nacional de Educação (PNE), uma estratégia relevante que define a política da educação no município por 10 anos com 20 metas estratégias para as modalidades existentes na educação municipal, incluindo escolas municipais, estaduais e privadas. Dado seu caráter participativo e abrangente, envolveu positivamente as diversas instâncias da sociedade, os sindicatos, as lideranças locais, os conselhos da educação e CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Técnicos da Secretaria de Educação elaboraram o PME de Sobradinho, que foi apresentado numa audiência pública que aconteceu na Câmara de Vereadores para apreciação dos legisladores municipais. Após o processo de votarão , o PME retorna ao executivo , que o tornará Lei. A coordenação dos trabalhos ficou sob a responsabilidade da secretária de educação Dulcilene Kestering ” Avaliamos o resultado desse período de revisão como bastante positivo, porque foi possível efetivar a participação da sociedade sobre o destino da educação e oportunizou o engajamento dos envolvidos. Parafraseando Paulo Freire, ” o trabalho imenso que se põe diante de nós que é o de assumir esse país democraticamente,” declarou a Secretária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *