Avaliação e Planejamento da saúde em Sobradinho

A Secretaria de saúde de Sobradinho promoveu uma reunião com os profissionais que fazem parte das equipes do Programa Saúde na Família e demais servidores do setor com o objetivo de avaliar as atividades de 2013, prestar contas do serviço realizado e apresentar o planejamento para o ano em curso.

A Secretária Graça Carvalho, administradora de empresas, com especialização em gestão pública, saúde coletiva e recursos humanos, que assumiu a pasta da saúde em julho do ano passado, fez um balanço das principais ações da gestão em 2013, destacando o pleno funcionamento das unidades de saúde que contam com sete equipes completas do PSF; O atendimento, nos postos, das especialidades de pediatria e ginecologia, que descentralizou esses serviços; A implantação do programa “Medicamento em Casa”, uma parceria com o Governo do estado que atende a 250 pacientes com hipertensão e diabetes; A descentralização do tratamento de hanseníase e tuberculose; Informatização de todas as unidades de saúde, incluindo Caps e a farmácia da atenção básica, o que garante agilidade ao serviço; Aquisição de uma nova viatura do Samu; Realização do Mutirão de Catarata, do Programa “Saúde em Movimento”, governo estadual , que ofereceu 400 atendimentos e 72 cirurgias, além da recuperação e reforma de unidades de saúde que estavam sem condições de funcionamento.

“Montamos uma equipe técnica e empenhada em garantir o direito à saúde, a todos os cidadãos e cidadãs de Sobradinho”, disse a secretária. Graça Carvalho anunciou ainda outras ações importantes que já estão em andamento, a exemplo da construção de mais duas novas unidades básicas de saúde na Vila São Francisco; A Conclusão do PSF Maria Ribeiro, na São Joaquim e das unidades localizadas na S5 e N18 e a construção da “Academia de Saúde”, um espaço para a prática de atividades físicas para os sobradienheses.

A enfermeira Tereza Newman Sento Sé, coordenadora da atenção básica no município esclareceu que a atenção primária é o primeiro cuidado com a saúde da pessoa, no sentido de sua promoção e proteção.  ” A atenção básica é de fundamental  importância dentro da saúde pública porque orienta todo o sistema de saúde e possibilita as ações preventivas. Estamos comprometidos em garantir esse direito aos cidadãos de Sobradinho”, ressaltou Tereza Newman.
A secretária Graça Carvalho anunciou ainda dois programas que serão implantados nas escolas municipais nos meses de março e abril, referentes a saúde bucal e oftalmologia, através do “Saúde em Movimento nas Escolas, que garantem a prevenção e diagnóstico precoce de doenças.
“Há muito o que ser feito. Saúde pública é um desafio para os municípios brasileiros. Estamos construindo para Sobradinho um sistema modelar de saúde que atenda as necessidades da população e garanta este direito constitucional”, afirmou a secretária.

Para o Prefeito Luiz Vicente Berti, os frutos deste projeto já estão sendo colhidos. ” Nossa meta é cuidar das pessoas e oferecer uma saúde de qualidade, investindo na prevenção de doenças e promovendo a saúde. Para isso formamos uma equipe altamente técnica e competente, capitaneada por Graça Carvalho, que tem um vasto currículo em saúde pública e é um nome reconhecido no meio médico. Acreditamos nesta equipe e a nossa gestão não medirá esforços para continuar colocando a saúde como prioridade de governo, garantiu Luiz Vicente Berti.

Ascom Prefeitura de Sobradinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *