Bahia e Vitória rejeitam recomendação do MP
Órgão havia recomendado que próximos clássicos acontecessem com presença de torcida única mas não agradou aos clubes
Em nota oficial assinada pelas direções do Bahia e do Vitória, os clubes rejeitaram a recomendação do Ministério Público do Estado da Bahia de que houvesse a utilização de torcida única nos clássicos do futebol, em Salvador.
A direção dos dois clubes, que já haviam se posicionado previamente, mantiveram o discurso contrário a medida, reafirmando que é preciso defender a paz e a convivência entre as duas torcidas.
O primeiro dos quatro Ba-Vis seguidos que ocorrerão, será na próxima quinta-feira (27) às 20h30 no estádio do Barradão pela primeira partida da semifinal da Copa do Nordeste.
Confira a nota oficial na íntegra:
Diante da expedição de uma recomendação do Ministério Público do Estado da Bahia, no sentido de solicitar a adoção da chamada “torcida única” nos próximos quatro clássicos locais, o Esporte Clube Bahia e o Esporte Clube Vitória vêm novamente a público para se manifestar contrariamente a essa medida.
Os clubes respeitam o posicionamento do MP, mas já haviam externado sua discordância através de notas oficiais individuais na semana retrasada e em diversas reuniões com o próprio órgão, com a Federação Bahiana de Futebol e com a Polícia Militar do Estado da Bahia.
Entendemos e reafirmamos que o problema da violência não está no esporte nem é estimulado por ele, mas nas crises de segurança pública.
Em vez de torcida única, defendemos a convivência das duas torcidas cada vez mais juntas, em paz, tendo inclusive promovido o retorno da tão saudosa e festejada torcida mista no último clássico do Campeonato Baiano, sem nenhuma ocorrência de conflito por conta de suas camisas, nas dependências do estádio.
Assim, seguindo o previsto pelo Regulamento Geral de Competições da CBF, a venda de ingresso para o jogo desta quinta-feira (27) já começou e a presença das duas apaixonadas torcidas no Barradão está garantida, bem como acontecerá o mesmo na partida de domingo (30), na Fonte Nova.
Os clubes aproveitam a oportunidade para reiterar os votos de paz e serenidade a todos nesta que será a maior sequência de Ba-Vis em tão pouco tempo desde setembro de 1979.
Esporte Clube Bahia
Esporte Clube Vitória