Por Tauan Saturnino
A bancada de oposição da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizou, ontem, uma visita às cidades de Arcoverde e Buíque, ambas no Sertão do Moxotó. Na ocasião, o grupo de deputados, formado pelo líder da bancada, Silvio Costa Filho (PTB), além de Edilson Silva (PSOL), Julio Cavalcanti (PTB), José Humberto Cavalcanti (PTB) e Augusto César (PTB), fiscalizou uma série de obras paralisadas na região e avaliou as condições de atendimento do Hospital Regional de Arcoverde (HRA), que atende 13 municípios da região.
“São frequentes as queixas de falta de medicamentos, profissionais e materiais para o atendimento, o que infelizmente tem sido muito comum na saúde pública de Pernambuco, que se encontra hoje em situação de colapso. Vamos discutir o caso do HRA em audiência pública na Assembleia”, afirmou Silvio Costa Filho. De acordo com relatos feitos por profissionais da unidade hospitalar, o HRA trabalha acima de sua capacidade, atendendo em média de 500 a 600 pacientes diariamente. A população da cidade e os funcionários do hospital também se queixaram da falta de diálogo com o gestor do HRA, Júlio Reis de Lima.
Em Buíque, os deputados visitaram as obras da estrada do Catimbau, orçada em R$ 6 milhões, que foi anunciada em 2013 e permanece inconclusa. O empreendimento, que chegou a ser incluído no programa rodoviário “Caminhos de Pernambuco”, é encarado como de extrema importância para a região. “Quando fui prefeito, agradecia quando me indicavam problemas em obras da prefeitura, porque possibilitava corrigir aquele problema. Essa é a contribuição Estado”, comentou Augusto César. Os deputados também visitaram as obras da Escola Técnica Estadual Professor Francisco Jonas, cujo funcionamento estava previsto para se iniciar em 2014.
Desde o início do ano, a bancada de oposição já visitou obras e unidades de saúde em cidades da Região Metropolitana, Zona da Mata Norte e Sul e Agreste do Estado, em busca de irregularidades.