Bancos de sangue estão com estoques 40% abaixo do normal
Os bancos de sangue do Estado estão 40% abaixo do normal, segundo uma estimativa do Hemocentro Coordenador do Rio Grande do Sul (Hemorgs). No de Porto Alegre, por exemplo, quando o ideal é receber de 80 a 100 doações por dia, há uma média de 30 a 40. Para tentar reverter esse quadro, internautas marcam “rolezinhos” nos hemocentros.
O primeiro agendado foi em Pelotas, no sul do Estado. Embora o evento tenha a presença confirmada de quase mil pessoas, até as 11h30min desta quinta-feira apenas quatro tinham colaborado de forma real. O estudante de biologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Jonas Antolini, 21 anos, foi um deles:
— Não conhecia quem organizou o evento, mas vi que uns amigos estavam compartilhando e resolvi ajudar — disse.
E toda ajuda é bem recebida, mesmo fora do horário estipulado do “rolezinho”, que iria da manhã desta quinta até o final de sexta-feira.
— Durante o verão, por causa das férias e do calor, os estoques baixam e em contrapartida os acidentes e a necessidade aumentam — salienta a assistente social do setor de captação do Hemocentro Regional de Pelotas, Gisele Pinto.
O risco do estoque diminuir é impactar cirurgias e emergências em hospitais. (Júlia Otero/Zero Hora)