Muita gente usa a falta de tempo como desculpa para não fazer exercício físico e alega também falta de dinheiro para poder pagar a mensalidade em uma academia. Os confinados do “Big Brother Brasil 16”, no entanto, não podem se apoiar nesses argumentos. À disposição deles, um espaço repleto de aparelhos de ginástica que podem ser utilizados sem pagar nenhuma estaleca, a qualquer hora, e por tempo indeterminado. Mas, será que esse pacote dá certo? Com a palavra, um especialista no assunto, o personal trainer Rafael Lund.
— O excesso de exercício é sempre um problema. Quando se faz dois treinos por dia, uma parte deve ser praticada pela manhã e outra, à tarde. O fato de eles estarem trancados dentro de uma casa o dia inteiro, sem fazer nada, é bastante positivo porque há tempo para relaxamento e recuperação dos músculos. E eles comem o dia inteiro. Essas condições favorecem os resultados dos treinos — destaca Lund, professor de famosas como Deborah Secco.
Diferentemente de Renan, e Matheus, que treinam para manter as formas já conquistadas, Maria Claudia, Munik, Geralda e Ronan se exercitam com o intuito de ganhar condicionamento físico e, principalmente, emagrecer. Lund frisa que não é com a prática de qualquer exercício que se consegue obter novas formas.
— O exercício é mais favorável ao emagrecimento se for intenso. Quanto mais (intenso), melhor. Com isso, uma caminhada não é o mais efetivo para quem quer emagrecer. Todo mundo pode sair correndo igual a um maluco? Não! Tem que ter o mínimo de preparação — alerta, acrescentando: — Como eles estão há dois meses confinados, treinando, talvez Cacau já pudesse fazer um treino com intervalos na esteira. Fazer exercício com peso também favorece e ajuda muito a quem quer emagrecer. E o que vai fazer a diferença, principalmente para as mulheres, é a nutrição adequada”.
O perfil de cada brother na academia
Renan: saradão —> Desde que entrou no programa, ele engordou 900 gramas. Por conta do condicionamento físico que já conquistou, o modelo pode variar bastante o treino, que foca na força. Qualquer outra coisa tem que ficar em segundo plano, afirma Lund.
Ronan: afinando —> Segundo Lund, o jovem, que perdeu 1,6Kg, precisa perder gordura. A dica é reduzir os intervalos ou conjugar exercícios na musculação.
Geralda: afinando —> Com quase três quilos a menos, Gegê deve, segundo o personal, alternar atividades como nadar, caminhar e fazer musculação.
Matheus: desenvolvendo —> Chamado por Renan de “frango”, por não ser tão forte quanto ele, o engenheiro saltou de 77,7kg para 78,5kg durante o o confinamento. Para o personal trainer, se o objetivo do mineiro é ganhar massa magra, não tem como fugir do treino de força. Musculação convencional é a melhor opção.
Maria Claudia: emagrecendo —> Cacau perdeu 2kg. Ela deveria fazer o mesmo treino de Munik, diz o professor. Os exercícios indicados são de força, seguidos de aeróbicos, para reduzir gordura e manter ou aumentar massa magra. Ela só não deve fazer intervalado todos os dias.
Munik: musa —> A estudante foi a que mais engordou: 1,5Kg. “Acho que objetivo dela deve ser reduzir percentual de gordura e aumentar o tônus muscular. Eu indico um treino com exercícios de força e aeróbicos sempre intervalados’’, diz Lund.