Berlusconi deverá cumprir trabalhos comunitários

O magnata das comunicações e ex-primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, deverá pagar por sua condenação por fraude fiscal com trabalhos comunitários, indicaram fontes judiciais nesta quinta-feira (10).

Após uma audiência de quase duas horas no Tribunal de Vigilância Penitenciária, o vice-procurador Antonio Lamanna aprovou o pedido dos advogados do magnata para que o acusado cumpra a pena por meios de trabalhos sociais úteis para a comunidade.

O bilionário, de 77 anos, líder indiscutível da direita italiana e três vezes primeiro-ministro, não irá para a prisão devido a sua idade.

Condenado em agosto do ano passado por fraude fiscal a quatro anos de prisão, reduzidos a um graças a uma anistia, Berlusconi deseja prestar serviços a uma casa para idosos com deficiência.

A autorização final deve ser pronunciada pelo presidente do tribunal, que tem entre cinco e 15 dias para avaliá-la.

Berlusconi

O porta-voz de seu partido Forza Italia, Renato Brunetta, protestou contra o tratamento dado a “um dos líderes italianos mais importantes do pós-guerra” e chegou a compará-lo com Aung San Suu Kyi, ícone da democracia em Mianmar que passou 20 anos em prisão domiciliar.

Berlusconi, que deseja continuar na vida política e não se considera um criminoso perigoso, espera cumprir uma punição leve.

Não se sabe ainda as condições que os juízes exigirão para o primeiro-ministro.

Ele deseja comparecer apenas uma vez ou duas por mês a um centro para idosos com deficiência, localizado a poucos quilômetros de distância de sua casa em Arcore, como havia sido indicado por seus advogados.

Segundo o jornal La Stampa, o magnata seria o patrono do centro, que pretende construir unidades no terreno de sua enorme mansão nos arredores de Milão.

“Isso o estimularia”, defende sua família, que, segundo a imprensa, está preocupada com a humilhação que significa para um dos homens mais ricos da Europa ser submetido a questionários de assistentes sociais, conforme exigido por lei.

“Fará um trabalho para a comunidade” como uma maneira de recuperar sua imagem destruída, considerou a imprensa.

Os condenados a trabalhos comunitários devem permanecer em sua própria casa das 23h00 até as 06H00, o que tem provocado as mais diversas piadas e referências às suas noites tórridas de “bunga bunga”.

Berlusconi, que desejava se candidatar ao Parlamento Europeu em maio, foi considerado inelegível depois da condenação. (AFP)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *