Biblioteca Thales de Azevedo sedia encontro de escritores
A União Baiana de Escritores e a Fundação Òmnira promovem nos dias 10 e 11 de outubro (quinta e sexta-feira), o III Encontro de Escritores Baianos Independentes – ENEBI, na Biblioteca Pública Thales de Azevedo (Costa Azul), em Salvador. A Palestra de abertura será com o professor Antonio Milton Almeida, que aborda o tema “Hermenêutica e Poética: A experiência em tempos Pós Modernos”. A programação contará com a participação da primeira juíza negra do Brasil, a hoje desembargadora Luislinda Valois, que será entrevistada no quadro “Ponto de Vista”, pelo jornalista Roberto Leal – curador do evento-,quando falará das últimas manifestações que abalaram o Brasil, de discriminação racial e de literatura, com foco em seu próximo livro “Negros do Brasil”.Ainda serão realizadas as palestras “Concrecoisa”, com o jornalista César Rasec e “Mito e Identidade Nacional na Poética de Fernando Pessoa”, que virá acompanhada do lançamento do livro que dá título a palestra, com a professora de letras da UESB, Zilda Freitas.
Além da mesa redonda: “Novas leituras, novos leitores: o papel da escola”, com os professores e escritores Adriana Abreu (UESB), Marcelo de Oliveira Souza, Carlos Souza Yeshua e o professor e agitador cultural Douglas de Almeida. Na ocasião, será entregue o título de “Personalidade de Importância Cultural”, ao poeta e educador Douglas de Almeida, um título concedido anualmente pela Fundação Òmnira, a personalidade que se destaca fazendo um trabalho sócio-educativo-cultural na Bahia. Este ano, o ENEBI homenageia o líder negro sul africano Nelson Mandela.
Ainda dentro da programação, o público será contemplado com recital de poesia com os poetas Tiago Oliveira (Gato Preto), Edgar Velame, Douglas de Almeida e Marcos Peralta. O objetivo do ENEBI, segundo Roberto Leal, “é a integração de escritores, visando o intercâmbio de ideias, o surgimento de novas oportunidades e polos de discussões, com foco em uma política cultural mais robusta, para o desenvolvimento de projetos e publicações de autores baianos”.
Lançamentos – A “Revista Òmnira” com autores de Angola, Brasil, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e USA e os livros “Coração Amargo em Flor“, da poetisa Audelina Macieira, “Zé da Binha: O Dom Quixote do Sertão”, do escritor João Camilo Hernandes (ambos da Editora Òmnira) e “As Noventa e Nove Moedas de Ouro”, livro de conto de exemplo recriado em cordel pelo escritor e poeta sertanejo José Walter Pires. No local também haverá exposição de outras obras das Editoras Òmnira e Artpoesia.
Umas das grandes novidades do III ENEBI será a posse da primeira diretoria da União Baiana de Escritores – UBESC, instituição que agrega os artistas da palavra da Bahia. A criançada também será contemplada na programação, com o lançamento do projeto infantil “Tabuleiro das Letrinhas Baianas”, um coletivo de autores de literatura infantil e infanto-juvenil, formado pelos escritores Antonio Cedraz, Cristina D’Ávila, Débora Knittel, Enéas Guerra, Fabiana Barros, Hugo Homem, Iray Galrão, Lucas Yuri, Nádia Nunes, Odívia Barros e Sandra Popoff. O grupo pretende dar visibilidade para este gênero da literatura, que também é produzida na Bahia.
O encontro é uma realização da União Baiana de Escritores e Fundação Òmnira, com o apoio da Fundação Pedro Calmon, da APUB – Associação dos Professores Universitários da Bahia, da Cantina da Lua e do site Galinha Pulando.com, o encontro tem a curadoria do jornalista e editor Roberto Leal.