Botafogo perde por 1 a 0, mas se classifica na liderança de seu grupo da Libertadores
Perder nunca foi tão agradável. Mesmo derrotado ontem pelo Estudiantes por 1 a 0, o Botafogo avançou às oitavas de final da Copa Libertadores da América como primeiro do Grupo 1. O trunfo veio no saldo de gols, pois o Barcelona de Guayaquil, em Medellín, foi superado pelo Atletico Nacional: 3 a 1.
O Alvinegro encerrou a fase de grupos com a sétima melhor campanha e vai encarar nas oitavas de final um adversário que ficou em segundo de um dos oito grupos. O sorteio está marcado para o dia 14 de junho.
Jair Ventura precisou recorrer novamente ao improviso. Sem Camilo, poupado, o técnico perdeu todos os meias ofensivos do elenco. O jeito, dessa vez, foi usar o lateral-esquerdo Gilson na posição. Apesar de já ter cumprido essa função, ontem a formação não funcionou: Gilson pareceu mais preocupado em marcar e acabou sendo pouco ofensivo. Com isso, a transição de jogadas ficou prejudicada, pois a bola não chegava nos dois homens mais adiantados, Guilherme e Roger.
O Estudiantes, então, dominou o primeiro tempo comandado pelo veterano Verón, que fez, talvez, sua última partida da carreira e foi saudado pela torcida ao sair de campo. Foi assim até os 24 minutos da etapa inicial, quando, após um cruzamento na área, o zagueiro Igor Rabello desviou e Solari, sem ser acompanhado por Victor Luís, marcou.
Só no intervalo o técnico Jair Ventura fez uma mudança: trocou Gilson e Victor de posição. Após a inversão, o jogo ficou um pouco mais equilibrado — pela troca e pela apatia da equipe argentina, que já estava em vantagem e também foi favorecida pelo resultado, pois garantiu vaga na Copa Sul-Americana.
Agora é voltar para o Brasileiro. No domingo, no Engenhão, a equipe pega o Bahia.