Brandão prestigia o amigo Etelvir Dantas em solenidade
Da Redação
José Luiz Brandão se encontra hoje (06) na capital baiana participando de uma sessão especial na Assembléia Legislativa que está sendo oferecido ao empresário Etelvir Dantas, o Título de Cidadão Baiano. Por longos anos, Brandão trabalhou com Etelvir na rede de supermercados Pinguim, em Juazeiro. Ele é uma das pessoas de confiança, até os dias de hoje, de Etelvir.
Biografia
Francisco Etelvir Dantas nasceu em Saboeiro (CE) no dia 16 de janeiro de 1935, filho de Francisco Estrela Dantas e de Francisca Egisa Alves.
Iniciou sua vida política em 1978, elegendo-se, em novembro deste ano, deputado estadual pela Aliança Renovadora Nacional (Arena), partido de sustentação ao regime militar instaurado no país em abril de 1964. Empossado em fevereiro de 1979, integrou, na Assembléia Legislativa da Bahia, a Comissão de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia, tendo sido ainda vice-presidente da Comissão de Turismo. Com o fim do bipartidarismo, ocorrido em novembro de 1979, e a conseqüente reformulação partidária, filiou-se ao Partido Democrático Social (PDS), agremiação que deu continuidade à Arena.
Eleito deputado federal pela Bahia, na legenda do PDS, em novembro de 1982, iniciou o mandato na Câmara dos Deputados em fevereiro do ano seguinte. Nesse mesmo ano, foi membro titular da Comissão de Economia, Indústria e Comércio e suplente da Comissão de Finanças.
Em 25 de abril de 1984 ausentou-se na votação da emenda Dante de Oliveira, que, apresentada na Câmara dos Deputados, propôs o restabelecimento das eleições diretas para presidente da República em novembro daquele ano. Como a emenda não obteve o número de votos indispensáveis à sua aprovação — faltaram 22 para que o projeto pudesse ser encaminhado à apreciação pelo Senado Federal —, no Colégio Eleitoral, reunido em 15 de janeiro de 1985, Etelvir Dantas votou no candidato oposicionista Tancredo Neves, eleito novo presidente da República pela Aliança Democrática, uma união do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) com a dissidência do PDS abrigada na Frente Liberal. Contudo, por motivo de doença, Tancredo Neves não chegou a ser empossado na presidência, vindo a falecer em 21 de abril de 1985. Seu substituto no cargo foi o vice José Sarney, que já vinha exercendo interinamente o cargo, desde 15 de março deste ano.
No pleito de novembro de 1986, Etelvir Dantas concorreu, sem sucesso, a uma vaga de deputado federal constituinte, desta vez pela legenda do Partido da Frente Liberal (PFL). Deixou a Câmara dos Deputados em janeiro de 1987, ao final da legislatura, abandonando a carreira política.
Empresário do setor de supermercados, ocupou a vice-presidência da Associação Baiana e Sergipana de Supermercados. Foi diretor-presidente de várias empresas e, entre outras atividades empresariais, diretor da Associação Nacional dos Produtores de Álcool, membro do Comitê Internacional das Empresas de Supermercados, sediada em Paris e do Food Marketing Institute, em Houston, Estados Unidos. Posteriormente, passou a dedicar-se à produção de soja e à criação de gado.
Ele foi casado com a senhora Zildene Rocha Dantas, com quem teve cinco filhos. Hoje ele é casado com a senhora Cleonaide Pedrosa Torres.