Brasileiros acreditam que democracia é melhor do que ditadura contra corrupção e violência

Foto: Antonio Cruz/ABr
Foto: Antonio Cruz/ABr

 

Uma pesquisa realizada pelo movimento Acredito, em parceria com a Ideia Big Data, divulgada nesta quinta-feira (2), apontou que a maioria dos brasileiros acredita que o regime democrático é mais eficaz do que as ditaduras para combater casos de corrupção e a violência.

Para 55% dos entrevistados, as democracias combatem melhor a corrupção. Para 22%, são as ditaduras militares e, para 23%, os dois tipos de regime conseguem ter ações igualmente eficazes.

Entre os que acreditam mais na democracia, a maioria, 60%, é de mulheres e faixa etária em que é maioria é de 18 a 24 anos (58%), seguida de 25 a 34 anos (56%).

A região é o Nordeste, onde 58% responderam que a democracia é mais eficaz. Depois vêm Sudeste (55%), Norte e Sul (54%) e Centro-Oeste (49%).

“O brasileiro ainda acredita que o caminho é pela política. Isso é bom. Apesar das crises e turbulências da nossa jovem democracia há um sentimento compartilhado de que é com mais e não menos participação que teremos uma democracia mais efetiva. Esse sentimento, principalmente entre os jovens, nos dá esperança de superar essa crise muito em breve”, comentou pela assessoria de imprensa Felipe Oriá, co-fundador e líder do movimento Acredito em Pernambuco.

Quando questionados qual é o regime que melhor combate a violência, 46% dos entrevistados responderam que é a democracia, 32% que é a ditadura militar e 22% que os dois fazem isso de forma semelhante.

A maioria dos que acreditam na democracia também é de mulheres (52%) e de jovens com idades de 18 a 24 anos (50%). A região é o Sudeste (48%).

A pesquisa ocorreu no mês de outubro, com uma amostra de 2000 entrevistados por telefone em todo o País.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *