Brejo da Martinha comemora a inauguração da energia elétrica
Acompanhado do vice-prefeito Paixão do Pirí; dos vereadores Moacir da EBDA (presidente da câmara), Eminho da Ponta D´água, Rudival Caetano, Hilton Muniz, Hipólito Domingos, Cida Pesqueira, Darle do Pirí, Zé do Rufino; dos secretários João Batista (Saúde), Nego Damasceno (Transportes), Rosalvo Almeida (Obras), Luciana Cristina (Educação), José Valcí (Meio Ambiente), Nei Freire (Chefe de Gabinete), assessores e lideranças comunitárias, o prefeito de Sento-Sé Ednaldo Barros, inaugurou na tarde/noite de sábado (26/10), a rede elétrica e iluminação das vias públicas de Brejo da Martinha, Tapuio e Umburanas, acabando de vez com a escuridão noturna. O ato inaugural e a concentração pública aconteceram no Brejo da Martinha, e centenas de pessoas prestigiaram. A energia elétrica trouxe dignidade e inclusão aos moradores, beneficiando inicialmente 63 famílias de trabalhadores rurais. Duas geladeiras novas foram sorteadas para as famílias carentes da região.
Além da energia elétrica, a prefeitura realizou intervenções para minimizar os efeitos da seca, como: perfuração de poços artesianos, abastecimento de cisternas através de carro pipa e recuperação de 18 km da estrada vicinal que liga Brejo da Martinha à BA-210.
O prefeito Ednaldo Barros falou do compromisso que a administração municipal vem tendo com as comunidades do interior e relacionando inúmeras obras em andamento, com destaque para as casas populares de Lagoa do Mari, postos de Saúde de Pirí e Sanharó, sistemas de abastecimento de água, escolas, entre outras. Vamos agora concentrar esforços junto ao comitê gestor do Luz Para Todos em Salvador, para acelerar a conclusão das obras de eletrificação rural da serra do Mimoso, concluiu o prefeito.
O vice-prefeito Paixão do Pirí, manifestou alegria e contentamento ao ver as ruas do Brejo da Martinha iluminadas e as famílias satisfeitas. É bom sentir à felicidade de vocês, só assim temos a certeza do dever cumprido, disse Paixão.
Vereadores e secretários municipais também falaram da importância que a luz traz para as pessoas. Sugeriram o associativismo como alternativa para fortalecer a cadeia produtiva do doce, atividade desenvolvida pelos nativos. Agora com a energia será possível produzir em larga escala para aumentar a renda, alertaram.
A satisfação dos moradores foi manifestada nas palavras experientes de Josenilton, Mnoelzinho, José Augusto, Valdir, Gago das Umburanas e dona Elisa, que agradeceram as intervenções administrativas do poder público, proporcionando igualdade para todos. Esse é um dia que vai ficar marcado na história do Brejo. Hoje começa um novo tempo com: televisão, geladeira e ruas iluminadas, destacaram os comunitários.
Emocionado o ex-vereador Wilson Pesqueira lembrou que a energia do Brejo é uma reivindicação antiga, desde os tempos do seu pai, o saudoso Elson Pesqueira. As comemorações adentraram a madrugada em ritmo de muito forró.