Burocracia faz com que milho de Curaçá fique retido em Brejões
Se tornou caso de brincadeira o agricultor pagar pela compra do milho e o Governo Federal, através da CONAB, fazer pouco caso com quem anda desesperado para alimentar o seu rebanho. Recentemente, o agricultor Antonio Carlos dos Santos, de Juazeiro, se rebelou contra a humilhação que ele e outras pessoas vinham sofrendo com a EBDA devido ao longo atraso da mercadoria, e ainda, a pouca quantidade que estava sendo oferecida.
Ainda assim, em todo o Estado os agricultores tem se queixado do problema. Em Curaçá, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Luiz Barros, o milho do plano “delievere”, oriundo da EBAL se encontra em Brejões-BA aguardando que a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR, disponibilize da Transportadora Paraná para que seja liberado o transporte do milho até o município.
Segundo o Secretário, conhecido por Leonardo, funcionário da EBAL em Brejões, responsável apenas pela entrega do milho, disse que no último dia 27/12/13 as notas fiscais estavam, inclusive, em suas mãos a mais de trinta dias aguardando apenas o transporte.
Segundo Luiz Barros, ainda pediu que Leonardo contatasse com os responsáveis para maiores informações, inclusive para divulgar como o Governo do Estado da Bahia trata o assunto que é do interesse maior do produtor rural que tanto aguarda o benefício.