Cadê o dinheiro: Brasil alvo de Alemanha e Noruega

Dinheiro doado pelo Fundo Amazônia

Mônica Bergamo – Folha de S.Paulo

ministro Ricardo Salles, do Meio Ambiente, deve voltar a se reunir com as embaixadas da Alemanha e da Noruega nesta semana para discutir o destino do bilionário Fundo Amazônia, bancado pelos dois países.

Os dois países resistem a mudanças que o governo brasileiro pretende fazer na gestão do fundo, diminuindo o número de conselheiros de 24 para 7 e deixando o governo em maioria em sua composição.

As duas embaixadas já se posicionaram publicamente contra as mudanças. O governo admite ceder, mas insiste em dar um caráter mais enxuto e “executivo” ao colegiado.

A Noruega já colocou R$ 3 bilhões no fundo. A Alemanha, R$ 192 milhões. E o Brasil, apenas R$ 17 milhões.

O novo encontro deve ocorrer depois que Angela Merkel, chanceler da Alemanha, criticou Jair Bolsonaro e disse que teria uma “conversa clara” com ele sobre política ambiental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *