Câmara convoca presidente da Compesa para prestar esclarecimentos sobre aumento da conta de água

 

Através de um requerimento do deputado Eduardo da Fonte (PP), a comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (19), a convocação do presidente da Compesa, Roberto Cavalcanti, para prestar esclarecimentos sobre o modelo criado pela PPP (Parceria Público Privada) no Estado. A data para audiência com o gestor da Compesa aind anão foi marcada.

Segundo o parlamentar, que utiliza dados da própria Agência Reguladora de Pernambuco (ARPE), o modelo de PPP adotado está elevando as despesas da companhia e reduzindo a receita. O progressista também questiona o aumento da conta de água nos últimos anos.

“Essa PPP criou um desequilíbrio que tem provocado um aumento nos índices de reajuste das tarifas de água e esgoto. Todo ano a Compesa aumenta o valor da conta de água. Agora, o aumento será de 8,75%, quase 50% maior do que a inflação do ano passado. Ora, qual é o objetivo dessa PPP?”, questionou Eduardo da Fonte.

Em 2011, o reajuste autorizado pela ARPE foi de 5%. Em 2012, a tarifa foi elevada para 6,97%. No ano seguinte, a Compesa quis elevar a tarifa em 7,98%; mas, após questionamentos de Eduardo da Fonte, que cobrou o repasse da redução de 20% na conta de luz, o reajuste foi de 5,19%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *