Câmara de Curaçá presta conta à população
Da Redação
O Presidente da Câmara de Curaçá, Valberto Matos (PSDB) prestou conta das atividades que vem sendo realizadas pelo poder legislativo durante esses últimos 4 meses. Segundo ele, os projetos que são bons para a sociedade, não precisam nem da bancada do governo. “O poder legislativo hoje tem um compromisso com o povo de Curaçá, cada vez mais estamos buscando projetos que melhoram a vida dos curaçaenses”.
De acordo com Valberto, durante esses últimos 4 meses, além das sessões realizadas na câmara municipal estão acontecendo nos distritos também. “Nós temos feitos várias sessões e reuniões e cada vez mais o pode legislativo tem atuado dentro do município, haja vista que até foram realizadas 3 sessões itinerantes no interior do município, sendo no Ferreto, Patamuté e em Poço de Fora”.
O Presidente conta que a sessão realizada no distrito de Poço de Fora foi às escuras. “No dia da sessão o distrito estava sem energia, mesmo assim não deixamos de realizar a sessão, quando chegamos ao local conseguimos lâmpadas e realizamos a sessão. É interessante destacar a participação da população nesses encontros que é grande. Durante a sessão tínhamos os projetos do executivo municipal de nº 04 e 05 para serem votados, onde o projeto de número 04/2012 diz respeita a criação da Coordenadoria de Defesa Civil – CONDEC e o de número 05/2012 com relação à doação de terrenos da municipalidade para o INSS”.
Na ocasião, Valberto destacou que em 2009 a câmara já tinha aprovado um projeto similar ao de número 05/2012. “Em 2009 já tínhamos aprovados um projeto similar a esse, onde eu fiz uma emenda e se no prazo de 1 ano a união não construísse essa agência do instituto esse terreno retornaria ao município, mas se passarão quase 3 anos e a união não construiu o prédio. Uma nova emenda foi feita e demos o prazo de 2 anos, caso não seja construído novamente a área de 300m ² retornará para o município”.
Já em Poço de Fora durante a sessão itinerante, a Câmara aprovou por unanimidade o Projeto do Executivo Nº 006/2012, criando o Programa Emergencial de Sustentação de Rebanho da Agricultura Familiar onde autoriza a Prefeitura destinar recursos para compra de ração animal direto de fabricantes para repasse a preço de custo aos criadores cadastrados durante o período de Emergência devido à seca.
A votação do Projeto aconteceu em 01/05 e estavam presentes os vereadores Valberto Matos, Pedro Oliveira, Theodomiro Mendes, Januário Brandão e Cesar Mendonça. “Os vereadores votaram a favor desse projeto, nesta sessão só compareceu um vereador da base de apoio do prefeito, pedimos que os vereadores se empenhassem mais, pois foram escolhidos pela população para trazer o bem estar social do cidadão, isso é uma mostra do compromisso que a Casa tem, de exercer suas funções cumprindo a legislação”.
Com relação à segurança dos distritos em Curaçá, o presidente disse que a situação é preocupante. “A situação é preocupante, haja vista que no distrito de Patamuté o foco está sendo maior nessa situação. Várias pessoas já foram assaltadas no local e a polícia está atuando no distrito, recentemente dois caminhões foram assaltados. Já estamos reivindicando através de requerimento policiais para o distrito e os mesmo já acataram e após esses assaltos colocaram policiamento”, concluiu.