Câmara de Pós-Graduação da Univasf lança Nota de Repúdio contra corte de verbas

A Câmara de Pós-Graduação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) lançou Nota de Repúdio ao corte de 75% promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) nos recursos do Programa de Apoio à Pós-Graduação (Proap) para o ano de 2015.

univasf grande

Confira:

NOTA DE REPÚDIO A Câmara de Pós-graduação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) repudia de forma veemente o corte promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) de 75% nos recursos do Programa de Apoio à Pós-graduação (PROAP) para o ano de 2015. O PROAP é fonte de recursos indispensável para o funcionamento de todas as pós-graduações no país. Com essa verba é possível viabilizar participação de pós-graduandos em congressos, intercâmbio de pesquisadores, composição de bancas de defesa, entre outros. Ou seja, os recursos do PROAP são essenciais para a consolidação e manutenção dos programas de pós-graduação no Brasil, ainda mais no caso de uma Universidade jovem e interiorizada, no meio do semiárido nordestino, caso da nossa instituição. O anúncio da CAPES acontece no sétimo mês de um ano em que nenhum centavo foi liberado pelo PROAP, o que inviabiliza de forma contundente o andamento das atividades de pesquisa e pós-graduação na Universidade Brasileira.

A própria CAPES é responsável pela avaliação dos programas de pós-graduação no Brasil, programas estes que, para ter seu funcionamento autorizado, devem ter notas entre 3 e 7. Vivemos um momento em que todas as nove pós-graduações (todas com conceito 3) de nossa instituição buscam o conceito 4, o que viabilizará o primeiro doutorado da UNIVASF. A ação anunciada pela CAPES funciona como um enorme retrocesso nas pretensões de uma Universidade que está voltada para a solução dos problemas do homem e da mulher sertanejos.

Permaneceremos firmes na luta contra ações deste tipo, que colocam em risco a Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *