Câmara manifesta repúdio a retenção de brasileiro em Londres
A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara repudiou, em nota oficial, a retenção do brasileiro David Michael Miranda, há quatro dias, no Aeroporto de Heahtrow, em Londres (Reino Unido). A exemplo do governo brasileiro, a comissão classificou o ato como injustificável. A nota reitera que o Brasil respeita os direitos humanos e as liberdades individuais.
“A exemplo do que já declarou o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, essa atitude é ofensiva, injustificável e requer explicações por parte das autoridades britânicas. O Brasil baseia as suas relações internacionais no respeito aos direitos humanos e às liberdades individuais e não pode tolerar que seus cidadãos sejam objeto de perseguições ou atos deliberados de retaliação”, diz o texto.
Patriota estará hoje (22), de manhã, em audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara para responder às perguntas dos deputados sobre a retenção de Miranda e os desdobramentos das denúncias de espionagem envolvendo cidadãos brasileiros e agências norte-americanas. Miranda é companheiro do jornalista do diário inglês The Guardian, Glenn Greenwald, que divulgou informações sobre o esquema de espionagem do governo norte-americano. (Agência Brasil)