Campanha de Conscientização da Hanseníase é realizada nas Unidades Básicas de Saúde de Juazeiro

 

A Secretaria de Saúde de Juazeiro iniciou nesta segunda-feira (13), a Campanha de Conscientização e Combate à Hanseníase. As ações fazem parte do Janeiro Roxo.

Durante todo o mês, as Unidades Básicas de Saúde do município intensificam o trabalho de busca ativa e os exames de contato, fazem as avaliações das manchas, grau de incapacidade, educação em saúde e, caso necessário, o encaminhamento para o ambulatório especializado em hanseníase, que funciona no Centro de Saúde III.

O setor de vigilância epidemiológica já tem agendadas atividades em parceria com a UNIBRAS nas UBS’s Alto da Aliança, na terça (21) e no CAIC- Centro de Atenção Integral à Criança e Adolescente, na quinta -feira(23).

Juazeiro é considerado hiperendêmico para a doença, por ter uma proporção de casos maior do que os registrados em outros municípios do país. Dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam que de 2017 a 2022, foram detectados mais de 40 casos da doença a cada 100.000 habitantes.  Apesar disso, o número de diagnósticos está abaixo do esperado.

Hanseníase

A Hanseníase é uma doença crônica, causada pela bactéria Mycobaterium leprae. Alguns dos sinais e sintomas mais frequentes são:

  • Manchas brancas, avermelhadas, acastanhadas ou amarronzadas;
  • Áreas da pele com alteração da sensibilidade ao calor e frio, à dor e ao tato;
  • Áreas com diminuição dos pelos e do suor;
  • Sensação de formigamento ou fisgadas, principalmente nas mãos e nos pés;
  • Diminuição ou ausência da sensibilidade e da força muscular na face, nas mãos e nos pés;
  • Caroços no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *