Campanha de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes em Curaçá – 2016
A Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania (SMASC), por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência (CREAS), está realizando esse mês uma série de ações dentro da Campanha de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças. A culminância do Evento, que é nacional, por meio da Lei Federal nº. 9.970/2000, se deu na manhã de ontem (18), com uma caminhada que reuniu representantes do Governo Municipal; estudantes e sociedade civil. Também estão à frente da Campanha em Curaçá: o Conselho Municipal dos Diretos da Criança e do Adolescente (CMDCA); Conselho Tutelar e Conselho Municipal da Assistência Social (CMASC).
A Caminhada teve concentração na Praça do Bairro Curaçá 1, onde houve apresentação do Grupo de Capoeira Redimidos e presença de alunos da Escola Fonte Nova. Em seguida, o grupo seguiu pelas ruas da Cidade, portando faixas de sensibilização e conclamando a população, por meio do carro de som, a ficar atenta ao abuso e à exploração sexual. De acordo com dados da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, em 2015, foram registradas 17.583 denúncias de violência sexual em crianças e adolescentes. “Os números são altíssimos e nós precisamos ficar de olhos abertos. Quando nos calamos, nós consentimos com a situação. É preciso denunciar”, enfatizou a Presidente do CMDCA, Elieusina Rodrigues. As denúncias podem ser feitas no Ministério Público, na Delegacia de Polícia, no Conselho Tutelar, no CREAS ou por meio do disque 100 (denúncias anônimas). A Assistente Social do CREAS, Gilvaneide Silveira, destacou que o 18 de maio não é uma data para se comemorar. “Nessa data, há mais de 40 anos, uma menina, de nome Araceli, foi sequestrada e violentada até a morte e seus agressores nunca foram punidos; por isso, esse é um dia de protesto e reflexão”, frisou Gilvaneide. A Secretária de Ação Social, Juçaria Brandão, destacou a importância da participação de todos. “O poder público e a sociedade precisam andar de mãos dadas nessa causa que é tão importante e preocupante. Devemos ficar atentos sempre às nossas crianças e aos adolescentes. Vamos todos lutar por essa causa”, conclamou a Secretária, a qual agradeceu a participação dos envolvidos na Campanha. “Essa já é a quarta edição dessa campanha promovida pela equipe SMASC e todos os anos nós levamos essa causa para o interior do Município também. Nesta semana, já realizamos caminhada nas Agrovilas e em Pedra Branca”, disse.
Ainda durante o percurso, que seguiu até a Praça de Eventos, houve entrega de panfletos e de adesivos à população. Idosos e crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos também participaram. O Evento foi finalizado às 9h30.
A programação da Campanha, que segue até o próximo dia 31 de maio, é a seguinte:
Caminhada em Poço de Fora e Mundo Novo (24/05)
Caminhada e apresentações artísticas em Riacho Seco (25/05)
Roda no Povoado de São Bento e Caminhada no Distrito de Patamuté (31/05)