Campanha de multivacinação imuniza 30 mil crianças em São Luís
Essa sexta-feira (13) foi o último dia da Campanha Nacional de Atualização da Caderneta de Vacinação. A campanha, que começou no dia 24 de agosto, com a participação de 69 unidades de saúde, imunizou cerca de 30 mil crianças em São Luís. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), pelo menos 20 mil doses de vacinas foram aplicadas durante as três semanas de realização da imunização. O objetivo era colocar em dia a situação vacinal de crianças de até 5 anos, que tenham deixado de receber umas das vacinas do calendário nacional estabelecido pelo Ministério da Saúde.
A vacina mais procurada durante a campanha foi a tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba. Por causa da alta demanda por essa vacina nos postos de saúde, as doses acabaram bem rápido e, até o fim da campanha, não foram repostas.Segundo a diretora-geral do Centro de Saúde Bezerra de Menezes, Marina Fontinhas, até ontem a vacina ainda era a mais procurada, mas muitas crianças não puderam ser imunizadas. “O nosso maior problema foi a falta da vacina tríplice viral, que foi a mais procurada, pois abrange uma faixa etária maior”, assinalou.
A partir da próxima segunda-feira (16) será iniciada uma nova campanha de vacinação, na qual serão ministradas doses da vacina tetra viral, que protege as crianças contra caxumba, sarampo, rubéola e catapora. 37 unidades de saúde básica receberão as doses da vacina, que vai substituir a tríplice viral. A vacina contempla crianças de até 1 ano e 3 meses. Pais ou responsáveis devem levar seus filhos, das 8h às 18h, em um dos centros de saúde da cidade, munidos da caderneta de vacinação, onde serão feiras as avaliações necessárias para identificar se há ou não a necessidade da aplicação da vacina. (G1)