Campanha de Odacy empolga petrolinenses
Thalita Bezerra – Ação Popular
Após quase 60 dias de campanha, Odacy Amorim, candidato do PT a prefeito de Petrolina, vem sentindo de perto o carinho e a confiança que os petrolinenses têm depositado em sua candidatura. Odacy vem dizendo por onda passa que o povo foi quem manteve seu nome na frente e por isso ele foi confirmado pela cúpula nacional petista como o único candidato a prefeito da maior cidade do Sertão pernambucano apoiado pela presidente Dilma Rousseff e pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ambos petistas como ele.
Mas não foi nada fácil confirmar seu nome. O candidato teve que enfrentar a onda de boatos descontruindo a sua candidatura. Odacy teve que aceitar da noite para o dia a saída de partidos de sua base e desmentia a cada instante a boataria de que retiraria sua candidatura por causa do cenário politico no Recife que envolvia o PT e o PSB, siglas da Frente Popular de Pernambuco e que por causa da disputa lá poderia prejudicar a sua candidatura aqui.
“Sempre tive a garantia do partido para na minha candidatura. O resto era só boato dos meus concorrentes para desmobilizar quem me apoia, mas o povo de Petrolina segurou o meu nome em primeiro nas pesquisas e nada que inventaram deu certo. Estamos aqui juntos para ganhar essa eleição”, avaliou Odacy.
De julho até agora Odacy,o candidato a vice, Vilmar Capellaro (PPS), os candidatos a vereadores da coligação ‘Petrolina para Todos’ e toda a militância 13, já andaram nos quatro cantos de Petrolina. Caminhadas, carreata, visitas, reuniões, sempre tendo a aceitação de todos como a moradora do Jardim Amazonas, Olívia Passos. Ela tem 85 anos, é aposentada e católica fervorosa. “Eu disse a Odacy quando ele passou aqui no bairro que ficasse tranquilo, dormisse sossegado porque ele será o prefeito de Petrolina. Deus está iluminando essa sua caminhada junto com a gente que acredita nele”, destacou Dona Olívia.
No interior, o candidato também tem grande aceitação. No sequeiro, na área irrigada ou na área ribeirinha. Odacy tem falado de suas ações na região e ganhado o retorno da população nas comunidades que confiram no trabalho do petista que governou Petrolina por inteiro, fazendo ações importantes na cidade e no interior.
Uma bandeira de Odacy é seu posicionamento contra a PPP (Parceria Público Privada) para administrar o Projeto Pontal. Ele é contra o modelo e tem o apoio da população como do agricultor José Wilson, de Icozeiro, comunidade que deveria já está tendo os benefícios do Pontal se ele já estivesse funcionando. “Eu espero há 16 anos a minha área. Tive a promessa de receber meu lote irrigado. Não é justo esperarmos tanto por nossas terras”, lamentou o agricultor. Odacy disse que sendo prefeito vai comprar essa briga.
“O modelo de PPP em minha opinião humilha o pequeno agricultor. Já falei isso na Codevasf e vou comprar uma briga com essas pessoas, pois sendo eleito vou pedir pra rever esse modelo do Pontal”, antecipou o petista. Outra proposta que vem se destacando na caminhada do candidato do PT a prefeito é a gratuidade da Facape (Faculdade de Ciencias Sociais e Aplicadas de Petrolina). As mensalidades faculdade giram em torno de R$ 400,00, muito cara para uma instituição que é administrada por uma autarquia municipal.
“Vou tornar sim a Facape gratuita. Primeiro buscar proteção para o servidor do município que atua na instituição e discutir com a UPE ou a Univasf o modelo de gratuidade da unidade. Vamos transformar a Facape em Centro Universitário e criar mais uma instituição publica de ensino superior em nosso município”, assinalou Odacy Amorim.
A reportagem do Ação Popular disponibiliza o mesmo espaço para as demais coligações para que possam fazer as mesmas considerações de campanha, mas para isso é necessário entrar em contato com a redação.