Candeias: ‘Terceira via’ e prefeito que não pode concorrer movimentam cenário eleitoral
A cidade de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), terá um novo prefeito ou prefeita em 2025. Dr. Pitágoras (PP), atual gestor, não pode ser reeleito.
O cenário de 2024 deve, inclusive, sofrer reflexos da disputa ocorrida em 2022, quando ACM Neto (UB) e Jerônimo Rodrigues (PT) disputaram o governo do Estado.
Velha conhecida da cidade, a ex-prefeita Tonha Magalhães (UB) também deve voltar a aparecer nas urnas.
Pitágoras já escolheu o nome do candidato que tentará manter o controle sobre a administração municipal: Eriton Ramos, atual secretário de Gestão Pública e Serviços Públicos.
Em sondagens internas, Eriton aparece à frente das concorrentes, o que anima a atual gestão, que tem também boa avaliação.
Por outro lado, a “terceira via” que surge na eleição vem também de dentro da gestão de Pitágoras: a vice-prefeita Marivalda (PT).
Em 2022, os dois romperam quando Pitágoras apoiou ACM Neto (UB) e Cacá Leão (PP) e Marivalda marchou ao lado do agora governador Jerônimo Rodrigues (PT) e de Otto Alencar (PSD).
Ela sai na corrida eleitoral como um nome conhecido.
Prefeita por dois mandatos da cidade e ex-deputada federal, Tonha Magalhães deve, mais uma vez, tentar comandar a cidade. Nas redes sociais, ela tem se movimentado como candidata, percorrendo as comunidades do município.
Alexandre Galvão