Candidata a vereadora Beth dos Comerciários fala sobre sua campanha
Grazzielli Brito – Ação Popular
Elizabeth Ribeiro, conhecida Beth dos Comerciários, é a primeira a participar de uma série de entrevistas do Jornal Ação Popular com os candidatos a vereador nas Eleições 2012, em Juazeiro. Candidata pelo Partido Comunista do Brasil (PC do B), aos 53 anos, enfrenta pela primeira vez uma disputa eleitoral. O PC do B homologou candidatura de 17 pessoas, sendo seis mulheres, atendendo a lei eleitoral que determina uma cota mínima de 30% dos candidatos serem do sexo feminino.
Fazendo um perfil próprio a candidata se diz representante do povo juazeirense e do trabalhador, principalmente dos comerciários, devido a sua atividade profissional iniciada ainda em 1980. Confira a entrevista:
Ação Popular – O que a motivou a ingressar nessa disputa eleitoral ao cargo de vereadora?
Como secretária política e administrativa do Sindicato dos Comerciários de Juazeiro também desempenho o papel de ouvir os trabalhadores pessoalmente, ou através do disk denúncia. Nessa função entendi a necessidade de existir uma pessoa na Câmara Municipal que representasse a minha classe. Além disso, a função me fez conhecedora dessas necessidades e me sinto preparada para essa representação.
Ação Popular – A sua intenção é defender os comerciários?
Essa é a minha motivação. Mas não defenderei só os comerciários, tenho em mente ser uma vereadora sindicalista. Vivi anos dentro do movimento sindical. No poder legislativo municipal os sindicalistas não têm representatividade, seja de qualquer categoria. Os professores na última eleição municipal tiveram quatro representantes nenhum obteve êxito, há algum tempo os comerciários tiveram oportunidade de eleger Luiz Antônio e não conseguimos. Essa é a hora, acredito que essa minha empreitada é também de todos os sindicalistas de todas as categorias.
Ação Popular – Quais são as suas propostas para o município?
Juazeiro tem bons projetos realizados pela ultima gestão municipal, exemplo disso é a educação que teve grandes avanços. Contudo ainda existe muita coisa a ser realizada e quero estar nesse processo de transformação que a cidade vem vivendo, melhorar a pavimentação, estradas vicinais e principalmente saúde. Tenho um projeto de melhorar a qualidade do atendimento de saúde em Juazeiro. Visito famílias com pessoas enfermas e sei que não é fácil. Moro no Jardim Vitória e no posto médico de lá as pessoas vão pra fila quatro horas da madrugada pra conseguir uma ficha e ainda assim nem sempre conseguem atendimento. Minha intenção é mudar esse quadro. Outra proposta é de assegurar as leis do trabalho. Muitas empresas foram trazidas à Juazeiro nos últimos anos gerando emprego, quero garantir o direito desses trabalahdores: folgas aos domingos e feriados, melhores salários, emprego para o jovem, primeiro emprego, combater o assédio moral e garantir dignidade ao trabalhador.
Ação Popular – Se eleita, como pretende exercer sua função no poder legislativo municipal?
O papel do vereador é de elaboração, discussão e aprovação de projetos. Além disso, o vereador fiscaliza a execução desses projetos e a atuação do executivo. Essa é uma importante função. A operação ‘Boca de Lobo’ por exemplo, foi iniciada após uma denuncia feita por um determinado vereador. O emprego da verba pública deve ser fiscalizado para que seja aplicado de maneira adequada, para trazer serviços de qualidade para a população. Infelizmente são muitos os exemplos de desvio de verba, corrupção e outras tantas vergonhas no quadro político do nosso país e município, deixando de trazer saúde, saneamento, esporte, educação, ou seja, um verdadeiro descaso com o povo.
Ação Popular – Em sua opinião o que o eleitor precisa analisar para definir o seu voto?
O povo tem que ter consciência política. Conhecer seus candidatos o que faz, onde trabalha, o que representa na sociedade, sua atenção ao povo, se trabalha pela comunidade. É isso que deve definir o voto e não troca de favores. Acabar essa história de comprar votos e colocar na câmara quem tem compromisso para melhorar o desempenho da Câmara Municipal.
Ação Popular – E aos seus eleitores, o que tem a dizer?
Estou nessa luta que é por qualidade de vida para o cidadão juazeirense. Vivemos uma época de problemas sociais graves como uso e tráfico de drogas, prostituição, crise política onde as pessoas não acreditam em seus governantes, em suas leis. Tenho consciência disso e tenho projetos de mudança desse quadro. O PC do B é um partido de projetos voltados para o social, junto à população vamos construir uma sociedade mais digna, é preciso trazer pessoas novas para a câmara. Agradeço a minha família, amigos, todos os comerciários, a quem estou ao lado há tantos anos e minha comunidade do Jardim Vitória. Estou pronta para a luta!