Candidato de oposição da FACAPE é tachado de ‘leviano, imprudente, inconsequente e desqualificado’ perante o público

 
Ação Popular (AP)
As eleições para reitor da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) tem gerado muito burburinho interno e o problema foi levado ao público esta semana no Programa Nossa Voz da Grande Rio FM quando o professor Celso Franca denunciou possíveis casos de irregularidades no processo eleitoral da instituição. Por sua vez, o diretor Rinaldo Remígio foi ao programa rebater as acusações e o clima ficou tenso entre eles.
rinaldo-remigio-2_jpg
Professor Rinaldo Remígio acabou com seu colega no rádio
O professor Celso Franca que é candidato da oposição entrou um um pedido para impugnar o edital lançado pela instituição e afirmou. “O edital foi todo feito pela direção da Facape, juntamente com a comissão estabelecida pelo professor Rinaldo Remígio e no próprio regulamento diz que o prefeito também deveria fazer indicação através dessa portaria, no entanto não passou pelo prefeito, e o professor Remígio nomeou todos de uma comissão,  isso certamente criou uma série de problemas a começar pelo próprio regulamento do edital. Estudantes não podem participar do processo eleitoral, que é uma questão democrática, priva de participação nas adjacências, ou seja, é uma situação um tanto estranha. Se você procurar no site da Facape você não vai encontrar o edital, não tem transparência”, argumentou.
Em resposta, o professor Remígio rebateu a acusação.”Solicitei ao prefeito que indicasse os membros, o titular e o efetivo da comissão eleitoral. Nós estamos aqui cumprindo rigorosamente o que determina o regimento interno e o professor tem conhecimento disso. Ele foi leviano, imprudente, inconsequente quando tentou desqualificar a comissão eleitoral. O presidente dessa comissão é o professor Pedro Norberto que é idôneo, honesto, íntegro, ético e competente”, disparou. O professor Remígio afirmou ainda que não recebeu a notificação da justiça  referente ao processo ingressado pelo seu opositor. “Ele anunciou na mídia que entrou com mandato de segurança e nós ainda não fomos notificados e iremos nos pronunciar perante a justiça”.
Questionado se temia que o processo fosse de fato impugnado ele disse. “Eu não tenho porque temer, nós sabemos o que estamos fazendo. Para chegar a presidência da Facape nós estagiamos, fomos coordenadores, fomos nomeados presidentes, fomos eleitos então é preciso que os pretensos candidatos primeiro façam um estágio pra poder vir aqui na rádio com sinceridade e acima de tudo com ética e transparência. E quando nomeamos uma comissão nós delegamos poderes, nós não intervimos”.
O professor Remígio ainda afirmou que o professor Celso Franca dizendo que ele entrou na instituição em 2010 e ao se tornar Assessor de Comunicação da instituição havia se aproveitado do cargo para autopromoção.
Depois dessa acusação, o professor Celso Franca ligou furioso para o programa para rebater. “O senhor está falando inverdades. Primeiro eu não entrei na Facape em 2010, e sim em 1999 prestando serviço na época do professor Armando Venâncio. Em 2001 entrei como professor auxiliar através de concurso. Eu pedi exoneração em 2001 porque eu pleiteei o meu nome para ser diretor acadêmico e o prefeito disse que eu tinha experiência mas o senhor e o professor Romério disseram que eu não seria  e sim o professor Habib, e antes disso, o senhor tinha me dito que se o grupo aceitasse eu seria nomeado diretor acadêmico”. Irônico, o professor Remígio respondeu que ele  não tem segurança e nem equilíbrio emocional para conduzir a instituição.
O processo eleitoral está previsto para acontecer no dia 04 de Novembro em Petrolina. com a chapa 01 encabeçada por Habib Carvalho e a chapa 02 encabeçada por Celso Franca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *