Candidatos devem estar atentos à prestação de contas de suas campanhas
Grazzielli Brito – Ação Popular
Todos os candidatos das Eleições 2012, os eleitos e não eleitos devem fazer a prestação de contas de sua campanha eleitoral até o dia 6 de novembro. Os que não prestarem conta perante a Justiça Eleitoral, estando eleitos, não poderão ser diplomados e os não eleitos responderão a processo e serão impedidos de disputar um novo pleito. A exemplo de alguns candidatos a vereador, em Juazeiro, que não tiveram seus votos validados pela Justiça como Adna (PV), Carmem da Maniçoba (PC do B) e Wander (DEM).
Para a realização dessa prestação de contas a Justiça Eleitoral orienta que em primeiro lugar, é preciso baixar via internet, no endereço eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral, no link “Eleições 2012”, o Sistema de Prestação Contas. A partir do preenchimento dos dados nesse sistema, ele deve salvar a prestação de contas e entregá-la no Cartório Eleitoral do município onde disputou as eleições. Os Cartórios é que vão fazer as análises dessas contas.
É importante que os candidatos declarem todas as receitas e despesas, comprovando com notas fiscais, demonstrativos financeiros, extratos bancários etc. Mesmo aquele candidato que fez a campanha na base doações, tem que declarar essa modalidade e indicar os doadores.