Cantor sertanejo é o primeiro artista preso no Brasil por fraude em plataformas de música

Ronaldo Torres de Souza foi preso durante a operação Desafino, conduzida pelo Ministério Público de Goiás (MPGO)

Redação
Foto: Reprodução/Redes Sociais

 

O cantor sertanejo Ronaldo Torres de Souza foi preso durante a operação Desafino, conduzida pelo Ministério Público de Goiás (MPGO), em dezembro do ano passado. Ele foi detido em Passo Fundo (RS), onde confessou sua participação no crime.

O sertanejo que oficou conhecido pelo hit “Sexta-Feira Sua Linda”, lançado em 2015, quando integrava a dupla Alex & Ronaldo, se tornou o primeiro artista no Brasil a ser detido por envolvimento em fraudes relacionadas a serviços de streaming musical.

De acordo com o portal UOL, ele estava no centro de um esquema de fraude envolvendo o roubo de guias de músicas, que eram transformadas e disponibilizadas nas plataformas de streaming. Além disso, ele manipulava o número de reproduções por meio de fazendas de streams e utilizava inteligência artificial para gerar novas faixas.

Ainda de acordo com o portal, Ronaldo coordenava uma rede de perfis falsos, que divulgavam músicas roubadas de outros compositores. Para aumentar o número de plays, ele usava bots que simulavam reproduções, criando uma falsa impressão de popularidade para as faixas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *