Capitão Wagner mantém liderança apertada em Fortaleza, segundo Datafolha

A nova pesquisa Datafolha sobre as eleições municipais em Fortaleza, divulgada nesta quinta-feira, mostra o ex-deputado federal Capitão Wagner (União Brasil) na liderança, com 29% das intenções de voto. Na última pesquisa na capital cearense, feita em junho, ele já aparecia com 32%.

Em 2022, Capitão Wagner foi o segundo colocado nas eleições para governo do estado, quando obteve 32% dos votos. Quem foi eleito foi Elmano de Freitas (PT), já no primeiro turno. Há quatro anos, foi ao segundo turno contra o atual prefeito, José Sarto (PDT), que terminou eleito com uma diferença de 3 pontos percentuais.

E é justamente José Sarto que aparece logo atrás do candidato do União Brasil, com 23% das intenções de voto, um crescimento de 4% em relação à pesquisa de junho. O levantamento revela a dificuldade do prefeito, que enfrenta uma má avaliação ao longo de seu primeiro mandato. Ele concorre com o apoio de seus padrinhos políticos, o ex-ministro Ciro Gomes e o ex-prefeito Roberto Cláudio, ambos pedetistas.

Os candidatos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do presidente Lula (PT) aparecem em terceiro e quarto lugar, respectivamente. O deputado federal André Fernandes (PL) pontua 16% e o presidente da Assembleia Legislativa Evandro Leitão (PT), tem 10%.

Na contramão de Ciro, que apoia Sarto, o ex-senador Cid Gomes (PSB) tem Evandro Leitão como candidato. Antes de se filiar ao PT, em dezembro passado, o deputado estadual pertencia a ala dos cidistas no PDT, grupo político que gerou uma debandada por divergências internas.

Hoje rompidos, Ciro e Cid discordavam sobre a postura em relação ao PT. O ex-ministro queria ser oposição, enquanto o senador, base. Nessas eleições, o petista é quem concorre com a coligação de maior representatividade no Congresso Nacional — formada pela federação PT-PV-PCdoB, PP, PSB, PSD, Republicanos e MDB.

Assim como na última pesquisa Datafolha, Evandro Leitão aparece tecnicamente empatado com o senador Eduardo Girão (Novo), que possui 5%.

Em Fortaleza, a esquerda se equilibra entre as candidaturas de Sarto e Leitão. Já a direita está pulverizada com três opções — André Fernandes, Capitão Wagner e Eduardo Girão.

Contratada pelo jornal “O Povo”, a pesquisa foi feita presencialmente com 644 eleitores de Fortaleza entre 20 e 21 de agosto, e tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com 95% de confiança. Está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo CE-08395/2024.

Do O GLOBO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *