Carlos Neiva celebra em Brasília avanço de MEI juazeirenses
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Juazeiro, Carlos Neiva, esteve nesta quarta-feira (17) em Brasília na solenidade que comemorou a marca de cinco milhões de microempreendedores individuais (MEI), como é conhecida a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário no Simples Nacional.
Na cerimônia realizada no Palácio do Planalto, o secretário Carlos Neiva celebrou o número de MEI formalizados no município. “Nesses seis anos do programa, aproximadamente 5 mil juazeirenses saíram da informalidade. Isso trouxe vantagens como isenção de tributos federais, emissão de notas fiscais e pedido de empréstimos”, destacou Neiva.
Em seu discurso a presidenta Dilma ressaltou o sucesso inquestionável que é o MEI. “São 5.090.104 empreendedores inscritos no MEI desde sua criação, o que significa uma média diária de mais de 2.300 inscrições, ou 97 inscrições por hora. Com o MEI, o Brasil, finalmente, deu cidadania aos microempreendedores individuais do País”, declarou Dilma.
MEI
O registro do microempreendedores individuais é feito desde 2009 pelo governo federal, no Portal do Empreendedor. Para se formalizar como MEI, o trabalhador tem de ganhar até R$ 60 mil por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular. O microempreendedor também pode ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria.